CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ARTES CÊNICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

PREFÁCIO III

Autores

  • Deolindo Checcucci Neto Universidade Federal da Bahia
  • Ana Cláudia Cavalcante Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.66123

Resumo

Deolindo Checcucci Neto e Ana Cláudia Cavalcante tecem Considerações sobre as Artes Cênicas para crianças e adolescentes – nos palcos, nos picadeiros e nas telas, buscando colocar na roda a necessidade de artistas, professores, pesquisadores, gestores, comunicadores e pais atentarem para a relevância da produção cênica na formação integral como experiência do fazer, do refletir e também do apreciar, ressaltando, nesse prefácio, que a criança e o adolescente como plateia/público/espectador devem contar com uma sistemática Mediação Cultural, de forma a possibilitar a viabilização de conquistas, tais como as contidas no Art. 58 do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990): “no processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura”.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deolindo Checcucci Neto, Universidade Federal da Bahia

Diretor e dramaturgo premiado, possui graduação em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é Mestre em Direção Teatral pela University of Kansas, Lawrence, EUA (1983). Professor, aposentado, da Escola de Teatro da UFBA. Dirigiu cerca de 60 montagens teatrais ao longo da sua carreira. Autor das peças O Voo da Asa Branca ou Luiz Gonzaga, o Rei do Baião; Maria Quitéria; Raul Seixas, a Metamorfose Ambulante; Irmã Dulce; A mulher de Roxo; Um Corte no Desejo; Curra; Misererenobis; Sexo é com Walkíria; Ciúme de você, dentre outras. Diretor dos musicais infantis Sapomorfose; Um Dia, Um Sol; Na Lua, na Rua, na Tua; Em busca do sonho perdido e A Coroa de Raquel, além de Joana, a boneca de pano que virou Barbie

Ana Cláudia Cavalcante, Universidade Federal da Bahia

Atriz e jornalista, é Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (UFBA), tendo realizado pesquisa sobre Tevês Universitárias, emissoras Educativas (TVE) e tevês relacionadas a sistemas públicos de Educação, como a TV Anísio Teixeira (IAT-Secretaria de Educação/BA), a TV Paulo Freire (Secretaria de Educação/PR) e a TV Escola (MEC). Realizou estágio pós-doutoral pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (Capes-MEC) junto ao PPGAC/UFBA. Autora das peças/roteiro Clarissa em Espiral, Tudo pela Família, Lágrima Alegria e Salão Rainha do Mar. Entre março de 2007 e abril de 2011, foi coordenadora geral da TV Anísio Teixeira.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Checcucci Neto, D., & Cavalcante, A. C. (2025). CONSIDERAÇÕES SOBRE AS ARTES CÊNICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PREFÁCIO III. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 20–28. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.66123