BRINCAR É PRECISO
PREFÁCIO I
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.66127Resumo
"Bem vinda essa gente que aqui se dedica a pensar o brincar e as Culturas da Infância em reflexões e tempos multidimensionais - a nos atropelar? Será que o que se exige nas velocidades nos empobrece? Nos permite ou não gestar o tempo da consciência crítica? Que habilidades embotam ou viabilizam nossas possibilidades do criar-pensar? Perguntas e dúvidas da encruzilhada. Uma necessária, atual e arcaica an-coragem da experiência humana se faz. Mas o jogo dramático infantil ainda nos pode ensinar o grande jogo do teatro, original no sentido de origem. No rito da presença, entender a própria oculta política da experiência. O que, nestes belos tempos, pois são os nossos, por ela, nos está sendo outorgado ou negado? Enfim, atentos ao que as crianças continuam a nos apontar, que a experiência com o Teatro e as Culturas da Infância nos guiem ao pensamento do criar-pensar, ao prazer do próprio conhecimento." A professora e pesquisadora Sonia Rangel selecionou do seu acervo criativo imagens que dialogam e redimensionam o debate travado ao longo da Edção 53 do Cadernos do GIPE-CIT, além de assinar o texto de abertura: BRINCAR É PRECISO.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2025-02-17
Como Citar
Rangel, S. (2025). BRINCAR É PRECISO: PREFÁCIO I. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 10–14. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.66127
Edição
Seção
CADERNO
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).