SOLO FÉRTIL: mulheres em narrativas de nós
DOI:
https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.66172Palavras-chave:
Processo Criativo, Narrativas de si, Mulheres em Cena, Expressão Vocal, Expressão CorporalResumo
Este ensaio contém um um relato pessoal, descritivo e analítico de um processo artístico vivenciado num componente ofertado como um Laboratório de Criação pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA), denominado “Criar Vozes, Narrar Mulheres”, sob a regência da professora Dra. Meran Vargens. A autora, como artista-pesquisadora participante do laboratório, conta em primeira pessoa sua experiência, que foi vivenciada junto com outras sete mulheres durante duas semanas em caráter intensivo, sendo encerrada com uma mostra de cenas - em processo. Às referências ao trabalho corpóreo-vocal e criativo proposto pela professora, somam-se ressonâncias com o trabalho da própria autora, como atriz-criadora, pesquisadora e também ministrante de oficinas, a exemplo da que ela ministrou recentemente como parte de sua pesquisa em andamento. Tanto no processo do laboratório como no de sua oficina, participaram apenas mulheres, o que proporciona reflexões sobre as peculiaridades dos modus-operandi de processos criativos que se dão entre mulheres, especialmente quando se trabalha com narrativas de si. Engrossam ainda o caldo dessas reflexões as seguintes autoras-fontes: Virginia Woolf, em sua obra Um Teto Todo Seu, e Silvia Federici, com O Ponto Zero da Revolução e Além da Pele.
CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).