CONVERSA FIADA: criação cênica a partir de gestos da memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.66187

Palavras-chave:

Processos criativos, Memória, Narrativas de si, Mímica Corporal Dramática

Resumo

Conversa Fiada é o resultado artístico da pesquisa “Cenas Mímicas - Sarau do Gesto” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística – PIBIARTES, cujo objetivo era o desenvolvimento da criação artística a partir de gestos cotidianos coletados da memória, dos afetos ou da observação direta dos contextos dos artistas participantes reconfigurados pela exploração da Mímica Corporal de Étienne Decroux. Através da abordagem metodológica da Prática como Pesquisa para composição de partituras corporais, durante o processo criativo, os três artistas participantes exploraram suas saudades e memórias de pessoas ausentes. O presente artigo descreve e discute como o resgate dessas memórias impactou o processo criativo, possibilitando a construção da dramaturgia com narrativas pessoais.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Khalil Emmanuel, Universidade Federal da Bahia

Ator, diretor e poeta. Fundador da Cia LeFou. Graduando em Licenciatura em Teatro pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista do PIBIARTES/UFBA (2023/2025). Autor do livro Morto, não. Apenas falecido (2020). 

George Mascarenhas, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado na Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3, França. Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formado em Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux, na École de Mime Corporel Dramatique in London, Grã-Bretanha. Professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA). Ator, diretor, mímico corporal. 

Downloads

Publicado

2025-09-02

Como Citar

Emmanuel, K., & Mascarenhas, G. (2025). CONVERSA FIADA: criação cênica a partir de gestos da memória. Cadernos Do GIPE-CIT, (54), 119–133. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.54.2025.66187