Arquivos - Página 2
-
O DISCURSO NEGRO NAS ARTES CÊNICAS - processos, pesquisas, poéticas e epistemes
n. 39 (2017)Qual é o discurso negro nas Artes Cênicas? Sim, qual é do discurso negro na cena? Essa é a provocação apresentada pela Edição número 39 (Ano 21, 2017.2) do Cadernos do GIPE- CIT: discutir e problematizar questões da poética negra em cena, inspiradas em valores das culturas negras, suas formas, iniciativas e estratégias. Através desta, a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, junto com o seu Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, busca refletir e revelar algumas das discussões e processos da afirmação negra no âmbito da cena, bem como apresentar um pequeno panorama de pesquisas, experiências e epistemologias negras tangentes ao ensino e ao fazer nas Artes Cênicas. Organização: Evani Tavares Lima, Fabrícia Dias e Régia Mabel Freitas. Coordenação Editorial: Daniel Becker Denovaro.
-
PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS
n. 38 (2017)Os textos reunidos na Edição número 38 (Ano 21, 2017.1) do Cadernos do GIPE-CIT foram construídos a partir dos trabalhos apresentados no IV Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas, realizado entre os dias 18 e 21 de maio de 2017, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma iniciativa do Grupo de Trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas). Neste encontro, pesquisadores, artistas, professores e estudantes debateram sobre as políticas educacionais e a realidade do ensino do Teatro e da Dança na Educação Básica, nas universidades e nas comunidades. Organização: Tiago Cruvinel, Vicente Concilio e Mariana Lima Muniz. Coordenação Editorial: Daniel Becker Denovaro.
-
PROCESSOS CRIATIVOS: dramaturgias, materiais e improvisação
n. 37 (2016)A Edição número 37 (Ano 20, 2016.2) do Cadernos do GIPE-CIT traz como foco o debate acerca de Processos Criativos, apresentando artigos de diferentes pesquisadores e pesquisadoras/artistas. Os textos abordam questões teórico-práticas e enriquecem as reflexões sobre os variados matizes do universo cênico, com seus diferentes olhares, saberes e experiências. Organização: Ana Pais e Gerson Praxedes
-
PROCESSOS CRIATIVOS: Educação Somática e Afetos
n. 36 (2016)A Edição número 36 (Ano 20, 2016.1) do Cadernos do GIPE-CIT apresenta treze artigos de diferentes pesquisadoras/pesquisadores (12 do Brasil e uma do exterior, Portugal) que atuam com dança, performance, pilates, propostas da “Escola Vianna”, teatro e outras modalidades do campo das Artes Cênicas. Os textos, selecionados pela íntima relação com a temática, exemplificam a sua complexidade ao abordarem questões teóricas e/ou práticas, abarcando diferentes olhares, saberes e experiências. Organização: Alba Pedreira Vieira e Daniel Becker Denovaro.