A Edição 53, do Cadernos do GIPE-CIT, publicará a segunda parte do dossiê "PEDAGOGIAS DAS ARTES CÊNICAS...", enfocando o subtema CULTURAS DA INFÂNCIA

2025-02-08

04 de novembro de 2024

O Cadernos do GIPE-CIT desenvolveu, a partir da Chamada pública, o dossiê Pedagogias das Artes Cênicas – Dimensões Poéticas, Políticas e Espetaculares. O conjunto de trabalhos submetidos  apresentou um diagnóstico, contemplando questões que afetam e mobilizam os agentes deste campo fronteiriço – uma divisa entre as Artes Cênicas e a Educação; apontando caminhos; celebrando a resistência e as potencialidades do campo. 

A proposta mobilizou uma quantidade significativa e representativa de trabalhos inscritos na proposta, induzindo a Comissão Editorial e o Conselho Científico a optarem por desdobrar o conteúdo em duas edições.

Desta forma, a Edição número 52 do Cadernos do GIPE-CIT reúne 15 trabalhos que conjuntamente expressam a tridimensionalidade proposta pela chamada, abrangendo questões poéticas, políticas e espetaculares que são indissociáveis para a compreensão das Pedagogias, relacionadas às diversas modalidades/linguagens das Artes Cênicas, tais como Teatro, Dança, Performance, manifestações espetaculares da cultura. E a Edição número 53 (ano 28, 2024.2) contém a segunda parte do dossiê, englobando 8 trabalhos selecionados e contendo três textos de abertura de pesquisadores convidados, abordando as Pedagogias das Artes Cênicas nos três aspectos destacados (poéticos, políticos e espetaculares), mas enfatizando um ponto fundamental: as CULTURAS DA INFÂNCIA.

Organização/Comitê Editorial: Ana Cláudia Cavalcante, Antônia Pereira Bezerra e Cristiane Santos Barreto