A DECLARAÇÃO DE VIENA SOBRE PESQUISA ARTÍSTICA

TRADUÇÃO

Auteurs-es

  • Diego Pizarro Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.49.2022.60939

Mots-clés :

Pesquisa Artística, Política da Pesquisa Artística, Ensino de Arte

Résumé

Tradução para a língua portuguesa de The Vienna Declaration on Artistic Research (2020) (A Declaração de Viena sobre Pesquisa Artística) – documento criado por um conjunto de associações culturais, grupos de fomento artístico e instituições de ensino de Arte europeus. O documento apresenta-se como uma política para a Pesquisa Artística no contexto europeu, com considerável impacto, por se tratar de um pensamento em uníssono desses grupos representativos, sendo o primeiro resultado da colaboração contínua entre eles. O texto aborda a necessidade de financiamentos e o reconhecimento, a importância e o valor da Pesquisa Artística, articulando de forma mais efetiva seus conceitos e impactos, além de buscar garantir sua presença no currículo do Ensino Superior em Artes em todos os países da Europa. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Diego Pizarro, Universidade Federal da Bahia

É artista da dança, pesquisador e professor no Instituto Federal de Brasília desde 2010, onde coordena o Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação (CEDA-SI); professor certificado em Body-Mind CenteringSM e Cadeias musculares e Articulares GDS. Realiza pós-doutorado na Universidade de Brasília (bolsista CAPES/Brasil), é Doutor em Artes Cênicas (UFBA), Mestre em Arte e Bacharel em Artes Cênicas (UnB). Desde outubro de 2022 atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA.    

Téléchargements

Publié-e

2023-06-02

Comment citer

Pizarro, D. (2023). A DECLARAÇÃO DE VIENA SOBRE PESQUISA ARTÍSTICA : TRADUÇÃO. Cadernos Do GIPE-CIT, (49), 10–20. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.49.2022.60939