O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM ARTISTA-PESQUISADOR-DOCENTE DISPARADO PELA DISCIPLINA DE IMPROVISAÇÃO

Auteurs

  • Tharyn Stazak Universidade Federal do Ceará

Mots-clés :

Improvisação, Formação, Artista-pesquisador-docente

Résumé

Diante da multiplicidade de percepções, expectativas e posicionamentos dos ingressantes no Curso de Teatro - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará - UFC, como possibilitar uma experiência inicial para que o estudante compreenda que ele é o principal responsável por tornar-se um artista-pesquisador-docente? As respostas obtidas a partir da prática como pesquisa são mediadas e organizadas junto a processos pedagógicos compartilhados com estudantes da disciplina de Improvisação, ofertada no semestre de ingresso. Os procedimentos desta pesquisa exploratória são organizados sistematicamente a partir de três eixos: princípios, procedimentos e produtos, aventando a possibilidade de se desenvolverem poéticas. Ao fazer da sala de aula um laboratório de ensaios, um espaço de pesquisa sistematizada sobre o si mesmo, sobre o trabalho criativo coletivo e sobre os desdobramentos pedagógicos, o professor dá um pequeno empurrão que coloca o estudante em movimento. Dessa forma, entregue a sua própria intuição neste movimento de conhecer e habitar um território, cada estudante é capaz de encontrar uma maneira de produzir-se a partir de seus próprios meios e matérias de constituição. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Tharyn Stazak, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Teatro-Licenciatura do Instituto de Cultura e Arte, coordenadora de área do PIBID-Teatro e membro do Grupo de Trabalho das Licenciaturas da Universidade Federal do Ceará (UFC). É licenciada em Artes Cênicas e mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui experiência na área do ensino de Arte e do Teatro, com ênfase na Pedagogia Teatral.

Téléchargements

Publiée

2020-02-06

Comment citer

Stazak, T. (2020). O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM ARTISTA-PESQUISADOR-DOCENTE DISPARADO PELA DISCIPLINA DE IMPROVISAÇÃO. Cadernos Do GIPE-CIT, (38), 25–36. Consulté à l’adresse https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35442