HANNA NA ESCOLA: processo colaborativo entre criação cênica e aulas de teatro e dança na Educação Infantil

Auteurs

  • Taís Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Verônica Chielle Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.62340

Mots-clés :

Artes Cênicas, Culturas da Infância, Educação Infantil, Contação de Histórias, Escola

Résumé

Nestes escritos, discorremos sobre o protagonismo de crianças pequenas em aulas de Teatro e de Dança em uma escola de Educação Infantil conveniada da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre (RS) e as relações estabelecidas com o processo de criação de um espetáculo cênico, a partir da retroalimentação entre esses contextos. Todas as ações analisadas são parte do Programa de Extensão Hanna. Assim, estabelecemos uma ponte profícua entre Pedagogias das Artes Cênicas com crianças e a produção cultural para as infâncias, temática de estudos e investigações do grupo.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Taís Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Artes Cênicas (Università di Bologna / Universidade Federal da Bahia); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Docente de Teatro da FACED/UFRGS; Coordenadora do Programa de Extensão Hanna e do Observatório do Teatro na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Mercosul (CNPq/FAPERGS).

Verônica Chielle Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ex-bolsista de extensão e colaboradora do Programa de Extensão Hanna, desde 2020.

Téléchargements

Publiée

2025-02-17

Comment citer

Ferreira, T., & Becker, V. C. (2025). HANNA NA ESCOLA: processo colaborativo entre criação cênica e aulas de teatro e dança na Educação Infantil. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 81–99. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.62340