EXPERIMENTOS DO DIZER: um diálogo entre Brecht e Boal

Auteurs

  • Eduardo Augusto Vieira Walger Prefeitura Municipal de Pinhais https://orcid.org/0000-0002-3163-4415
  • Vicente Concilio Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63109

Mots-clés :

Peças Didáticas, Teatro do Oprimido, Teatro-Fórum, Peças-Fórum-Didáticas

Résumé

Este estudo investiga a articulação entre as Peças Didáticas de Bertolt Brecht e o Teatro-Fórum, de Augusto Boal, por meio da realização de duas oficinas para adolescentes (14-17 anos) e uma mista (adolescentes e adultos) em Pinhais, no Paraná. O objetivo do trabalho é compreender como tal diálogo pode criar um espaço de liberdade e de participação democrática, no qual os participantes não são apenas espectadores, mas elementos ativos na construção do conhecimento e da transformação social. Das referidas oficinas, resultou o espetáculo Experiências do Dizer, que, no contexto criativo, contou com o auxílio dos protocolos de Ingrid Koudela, desenvolvendo uma prática denominada pelos autores de Peça Foro-Didática. Trata-se de uma adaptação que combina elementos de teorias e práticas de Brecht e de Boal. O artigo analisou os processos pedagógicos e os resultados dessa vivência, que pretende colaborar com uma prática teatral que promova a reflexão crítica e a participação cidadã em espaços e em momentos que exigem uma legítima experiência democrática.

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eduardo Augusto Vieira Walger, Prefeitura Municipal de Pinhais

Bacharel em Artes Cênicas, pela Faculdade de Artes do Paraná, e em Direito, pela UniBrasil - Faculdades Integradas do Brasil. Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pelo Centro Universitário Internacional. Mestre em Teatro e Doutor em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Instrutor de Artes Cênicas no Município de Pinhais – PR. Atuou como Professor substituto na Universidade Federal do Paraná e na Universidade Estadual do Paraná.

Vicente Concilio, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor na graduação e na pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Formado em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, na Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde também fez mestrado e doutorado. Sua pesquisa de mestrado foi publicada sob o título Teatro e Prisão: dilemas da Liberdade Artística. Sua tese de doutorado foi publicada sob o título de BadenBaden. Modelo de Ação e Encenação no processo com a peça didática de Bertolt Brecht.      

Téléchargements

Publiée

2025-02-17

Comment citer

Walger, E. A. V., & Concilio, V. (2025). EXPERIMENTOS DO DIZER: um diálogo entre Brecht e Boal. Cadernos Do GIPE-CIT, (53), 163–184. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.53.2024.63109