POÉTICAS DA PERCEPÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO COM AS MATERIALIDADES: da prática artística à formação do atuante

Autori

  • Lenine Guevara Oliveira e Salvador Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cadgipecit.43.2019.61247

Parole chiave:

Poéticas, Imagem, Materialidades, Percepção, Presença

Abstract

Como as materialidades e as imagens alteram e compõem para os processos de criação e percepção do artista da presença? A partir dessa questão, tomaram-se operações concretas com a imagem desde o campo da matéria linguística da palavra, na poesia de Manoel de Barros, à exploração das materialidades no campo das Artes Visuais propostas por Ana Mae Barbosa e pelos mestres da Bauhaus, Wassily Kandinsky e Oskar Schlemmer. Essa aproximação entre os estudos da percepção, imagem e presença ocorreu pelo compartilhamento da experiência artística de uma poética que dialoga com os estudos levantados e a intervenção urbana {pingos&pigmentos}, concebida por Rita Aquino junto ao Coletivo Construções Compartilhadas. Considerou-se que, atualmente, tais estudos se amparam no exercício docente de laboratórios de criação e visualidades da cena para atuantes no campo da Dança. 

CADERNOS DO GIPE-CIT - ISSN (online): 2675-1917 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Lenine Guevara Oliveira e Salvador, Universidade Federal da Bahia

Professora da Escola de Dança da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia / Secretaria de Cultura). Doutora e mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA - Universidade Federal da Bahia.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-02-06

Come citare

Salvador, L. G. O. e. (2020). POÉTICAS DA PERCEPÇÃO E PROCESSOS DE CRIAÇÃO COM AS MATERIALIDADES: da prática artística à formação do atuante. Cadernos Do GIPE-CIT, (43), 52–68. https://doi.org/10.9771/cadgipecit.43.2019.61247