A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO
UMA ABORDAGEM PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, Formação de leitores, Literatura, Teoria da comunicaçãoResumo
O presente artigo visa apresentar uma alternativa metodológica de ensino que entrelace a Teoria da Comunicação, de Roman Jakobson, aos tipos e gêneros textuais, com vistas a uma escolarização mais efetiva do texto literário. Embasado pela teoria comunicativa de Roman Jakobson, utilizando as ideias sobre ensino de literatura de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993) e da tipologia e dos gêneros textuais de Luiz Antônio Marcuschi (2008), apresentamos uma prática de ensino que relaciona a intencionalidade comunicativa, presente nos mais variados textos que circulam na sociedade, à leitura interpretativa do poema “O caso do vestido”, de Carlos Drummond de Andrade, com vistas a formação de leitores. Dessa maneira, a alternativa metodológica delineada parte de um trabalho de investigação das intencionalidades comunicativas do texto literário, com objetivos previamente definidos e discutidos, para a construção coletiva e expositiva dos conhecimentos apreendidos por meio da leitura literária, expostos na produção de diferentes gêneros textuais.
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