A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO

UMA ABORDAGEM PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores/as

  • Karina Torres Machado Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Eunice Prudenciano de Souza Instituto Federal de São Paulo

Palabras clave:

Ensino-Aprendizagem, Formação de leitores, Literatura, Teoria da comunicação

Resumen

O presente artigo visa apresentar uma alternativa metodológica de ensino que entrelace a Teoria da Comunicação, de Roman Jakobson, aos tipos e gêneros textuais, com vistas a uma escolarização mais efetiva do texto literário. Embasado pela teoria comunicativa de Roman Jakobson, utilizando as ideias sobre ensino de literatura de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993) e da tipologia e dos gêneros textuais de Luiz Antônio Marcuschi (2008), apresentamos uma prática de ensino que relaciona a intencionalidade comunicativa, presente nos mais variados textos que circulam na sociedade, à leitura interpretativa do poema “O caso do vestido”, de Carlos Drummond de Andrade, com vistas a formação de leitores. Dessa maneira, a alternativa metodológica delineada parte de um trabalho de investigação das intencionalidades comunicativas do texto literário, com objetivos previamente definidos e discutidos, para a construção coletiva e expositiva dos conhecimentos apreendidos por meio da leitura literária, expostos na produção de diferentes gêneros textuais.

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Biografía del autor/a

Karina Torres Machado, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), graduação em Letras - Espanhol/Grego, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (2018). Especialização em Produção de Material Didático, pela UFLA; em Informática para professores, pela UFSJ e em Literatura infantojuvenil - em curso, pela UCS. Mestre pelo Profletras, pela UFMS. Doutoranda em Estudos literários, pela UFMS.  Bolsista da FUNDECT.  Professora na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Eunice Prudenciano de Souza, Instituto Federal de São Paulo

Concluiu estágio de pós-doutoramento na UFMS/CPTL (2014-2019), onde atuou como professora na graduação e no PPG-Letras Mestrado e Doutorado. Doutora (2010) e Mestre (2004) em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara, onde se graduou em Letras -em 2001. Trabalhou como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Superior privado e no Ensino Fundamental e Médio de colégios públicos e privados. Atualmente, é professora efetiva do IFSP, área de Letras, câmpus de Boituva, e integrante do Grupo de Pesquisa Literatura e vida, vinculado à UFMS, Campus de Três Lagoas. Parecerista de diversas revistas. Tem interesse nas seguintes áreas: Língua e Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura na sala de aula, Formação do leitor e Teorias do Conto.

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Publicado

2025-04-30

Cómo citar

Torres Machado, K., & Prudenciano de Souza, E. (2025). A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO: UMA ABORDAGEM PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES . Inventário, (35), 214–230. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62678

Número

Sección

Artigos