A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO

UMA ABORDAGEM PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Authors

  • Karina Torres Machado Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Eunice Prudenciano de Souza Instituto Federal de São Paulo

Keywords:

Ensino-Aprendizagem, Formação de leitores, Literatura, Teoria da comunicação

Abstract

This article aims at presenting a teaching methodological alternative that intertwines Roman Jakobson’s Communication Theory, with textual types and genres, with a view to more effective schooling of the literary text. Based on the communicative theory of Roman Jakobson, using the ideas about teaching literature by Maria da Glória Bordini and Vera Teixeira de Aguiar (1993) and the typology and textual genres of Luiz Antônio Marcuschi (2008), we present a teaching practice that relates communicative intentionality, present in the most varied texts that circulate in society, to the interpretative reading of the narrative poem “O caso do vestido”, by Carlos Drummond de Andrade, aiming at the formation of readers. In this way, the methodological alternative outlined starts from an investigation of the communicative intentions of the literary text, with previously defined and discussed objectives, for the collective and expository construction of knowledge learned through literary reading, exposed in the production of different textual genres.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karina Torres Machado, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), graduação em Letras - Espanhol/Grego, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (2018). Especialização em Produção de Material Didático, pela UFLA; em Informática para professores, pela UFSJ e em Literatura infantojuvenil - em curso, pela UCS. Mestre pelo Profletras, pela UFMS. Doutoranda em Estudos literários, pela UFMS.  Bolsista da FUNDECT.  Professora na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Eunice Prudenciano de Souza, Instituto Federal de São Paulo

Concluiu estágio de pós-doutoramento na UFMS/CPTL (2014-2019), onde atuou como professora na graduação e no PPG-Letras Mestrado e Doutorado. Doutora (2010) e Mestre (2004) em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara, onde se graduou em Letras -em 2001. Trabalhou como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Superior privado e no Ensino Fundamental e Médio de colégios públicos e privados. Atualmente, é professora efetiva do IFSP, área de Letras, câmpus de Boituva, e integrante do Grupo de Pesquisa Literatura e vida, vinculado à UFMS, Campus de Três Lagoas. Parecerista de diversas revistas. Tem interesse nas seguintes áreas: Língua e Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura na sala de aula, Formação do leitor e Teorias do Conto.

References

AGUIAR, V. T. de. Leituras para o 1º grau. Critérios de seleções e sugestões. In: ZILBERMAN, R. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Mariana E.G.G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BELTRÃO, L. Teoria geral da comunicação. 3. ed. Brasília: Thesaurus, 1982.

BORDENAVE, J. D. O que é comunicação? São Paulo: Nova Cultura, 1986.

BORDINI, M. da G.; AGUIAR, V. T de. Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1987. p. 823.

BRONCKART, J-P. Atividades de linguagens, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução A. R. Machado e P. Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, Ouro sobre azul, 1995. p. 169-191.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 22. ed. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2010.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação; Coordenação geral: Maria Inês Fini; Coordenação de área: Alice Vieira. 2a edição. São PAULO: SE, 2011.

SILVA, J. Q. Gênero discursivo e tipo textual. Scripta. Belo Horizonte, v. 2, n. 4, 1° sem, p. 87-106, 1999.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 17-48.

TRAVAGLIA, L. C. Tipologia textual e ensino de língua. Domínios de Linguagem. Uberlândia, v. 12, n. 3, jul.-set, p. 1337-1400, 2018.

YUNES, E.; PONDÉ, G. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.

ZILBERMAN, R. (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

Published

2025-04-30

How to Cite

Torres Machado, K., & Prudenciano de Souza, E. (2025). A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E O ENSINO: UMA ABORDAGEM PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES . Inventário, (35), 214–230. Retrieved from https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62678

Issue

Section

Artigos