FANFICTION COMO FERRAMENTA DE ENSINO
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DE LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
sequência didática, fanfiction, Língua InglesaResumo
Este trabalho visa sugerir uma sequência didática (SD) envolvendo o uso de fanfictions no ensino de língua inglesa com base na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a qual compreende apresentação da situação e produção inicial; módulos; e produção final do gênero textual fanfiction. Para isso, este trabalho está dividido em em uma seção de referencial teórico - a qual apresenta conceitos de gênero textual envolvendo as perspectivas de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2002), composição do gênero fanfiction fundamentado por Massunaga (2013) e Clemente (2013) e estrutura da sequência didática embasado na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) -, metodologia, proposta de sequência didática e considerações finais. Espera-se que a SD proposta possa oferecer aos alunos uma abordagem envolvente e contextualizada para a prática das habilidades linguísticas e melhora na proficiência do idioma, através da exploração e criação de histórias em inglês dentro de universos ficcionais, na esperança de contribuir para uma aprendizagem mais significativa e duradoura da língua.
Downloads
Referências
ADATI, Felipe Sousa; FERREIRA, Felipe Trevisan; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. As fanfictions e as relações discursivas no ciberespaço: participação social por meio da língua inglesa. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, v. 38, n. 1, julho. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/31668/23259.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação / Charles Bazerman; Angela Paiva Dionisio (Organizadora), Judith Chambliss Hoffnagel (Organizadora); Judith Chambliss Hoffnagel (Tradução) – 2.ed. – Recife: Pipa Comunicação, Campina Grande: EDUFCG, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/riufcg/29609/G%C3%8ANEROS%20TEXTUAIS%2C%20TIPIFICA%C3%87%C3%83O%20E%20INTERA%C3%87%C3%83O%20-%20E-BOOK%20EDUFCG%202021.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
BHATIA, Vijay K. Genre analysis today. Revue Belge de Philologie et d’Histoire, Bruxelles, 75:629-652. 1997. [Tradução: Benedito Gomes Bezerra]. Rev. de Letras - N0. 23 - Vol. 1/2 - jan/dez. 2001. Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl23Art18.pdf.
CALVO, Luciana Cabrini Simões; BORGHI, Carmen Ilma Belincanta. Gêneros discursivos e sequências didáticas na formação docente inicial de língua estrangeira. In: V Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul. Anais ... SIGET, 2009.
CARVALHO, Ana Amélia Soares de. Materiais Autênticos no Ensino de Línguas Estrangeiras. In Revista Portuguesa de Educação. Vol. 6 (2), Universidade do Minho. p.117-124. 1993. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/518/1/1993%2c6%282%29%2c117-124%28AnaAmeliaAmorimCarvalho%29.pdf.
CASSETTARI, Marcel Innocenti. Tipo, gênero textual e gênero do discurso: em busca de uma definição para o ensino. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 01, n. 02, p. 132–151, jul./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1237/1166.
CLEMENTE, Bianca Jussara Borges. O uso do fanfiction nas aulas de produção textual no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2013. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/linguisticaaplicada/site/dissert/2013-biancaclemente.pdf.
DONEDA, Letícia. O gênero textual fanfiction. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Inglesa) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí. 2016.
FARIAS, Sandra Aparecida Lima Silveira. Gêneros textuais em livros didáticos: uma análise de duas coleções do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24475/1/Sandra%20Aparecida%20Lima%20Silveira%20Farias.pdf.
GONÇALVES, Pollyanna Zati Ferreira. O funcionamento da comunidade discursiva constituída em torno das fanfictions. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17750/1/FuncionamentoComunidadeDiscursiva.pdf.
LARA, Marina Totina de Almeida; MENDONÇA, Marina Célia. Comentários em fanfics: produção escrita colaborativa na internet. Letras de hoje. Porto Alegre, v. 56, n. 3, p. 654-667, set.-dez. 2021. Disponível: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/40705/27389.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.B.; BEZERRA, M.A. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/133018/mod_resource/content/3/Art_Marcuschi_G%C3%AAneros_textuais_defini%C3%A7%C3%B5es_funcionalidade.pdf.
MASSUNAGA, Anamaria Pantoja. Construções discursivas situadas sobre práticas sociais de fãs em ambientes virtuais. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2013.
ROCHA, Anderson Alves da; VARGAS, Herom. Da Cultura de Massa ao Pop: definições e histórico da cultura pop. Revista Comunicação Midiática. v. 16, n. 1, p. 35‐45, jan./jun. 2021. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/467/422.
.
SIGNOR, Rita. Os gêneros do discurso (resenha). Revista Gatilho (PPGL/ UFJF. Online), v. 7, p. s/p, 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/31752691/Resenha_Generos_do_Discurso.
SILVA, Marcos Gabriel Cardoso; TIMMERMANN, Rafael de Souza. Materiais Autênticos e Ensino de Língua Inglesa: Conceitos e Desdobramentos. Revista de Letras JUÇARA. v.07, n.01, p. 314-331, jul. 2023. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/3233/2284.
VARGAS, Maria Lúcia Bandeira. O fenômeno fanfiction [recurso eletrônico]: novas leituras e escrituras em meio eletrônico / Maria Lucia Bandeira Vargas. – Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2015. Disponível em: https://dtllc.fflch.usp.br/sites/dtllc.fflch.usp.br/files/VARGAS_O%20fen%C3%B4meno%20fanfiction.pdf.
WITTKE, Cleide Inês. O trabalho com o gênero textual no ensino de língua. Caderno de Letras (UFPEL), v. 1, p. 14-32, 2012. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/cadernodeletras/files/2014/01/Caderno-de-Letras-18-vers%C3%A3o-final.pdf.