FANFICTION COMO FERRAMENTA DE ENSINO

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DE LÍNGUA INGLESA

Auteurs

Mots-clés :

língua inglesa

Résumé

Este trabalho visa sugerir uma sequência didática (SD) envolvendo o uso de fanfictions no ensino de língua inglesa com base na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a qual compreende apresentação da situação e produção inicial; módulos; e produção final do gênero textual fanfiction. Para isso, este trabalho está dividido em em uma seção de referencial teórico - a qual apresenta conceitos de gênero textual envolvendo as perspectivas de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2002), composição do gênero fanfiction fundamentado por Massunaga (2013) e Clemente (2013) e estrutura da sequência didática embasado na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) -, metodologia, proposta de sequência didática e considerações finais. Espera-se que a SD proposta possa oferecer aos alunos uma abordagem envolvente e contextualizada para a prática das habilidades linguísticas e melhora na proficiência do idioma, através da exploração e criação de histórias em inglês dentro de universos ficcionais, na esperança de contribuir para uma aprendizagem mais significativa e duradoura da língua.

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Bibliographies de l'auteur

Tatiane Lopes Moreira, Univesidade Federal do Pará

Graduanda em Letras Língua Inglesa (UFPA). Pós-graduanda em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa (UNINTER). Pós-graduanda em Práticas Críticas no Ensino de/em Língua Inglesa (UFR). Membro do Projeto EMI BRAZIL: Inglês como meio de instrução no contexto brasileito.

Rafael Timmermann, Universidade Federal do Pará

Professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA/Bragança) na Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST). Graduado em Letras Letras - Português/Inglês e suas respectivas literaturas (UNICRUZ), especialista em Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (UPF), mestre e doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo/UPF.

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Publiée

2025-04-30

Comment citer

Lopes Moreira, T., & Timmermann, R. . (2025). FANFICTION COMO FERRAMENTA DE ENSINO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DE LÍNGUA INGLESA. Inventário, (35), 196–213. Consulté à l’adresse https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62921

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