AVALIAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NA TRANSIÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PRIMÁRIA DA ZONA B, NO MUNICÍPIO DE BENGUELA

Autores

  • Armando Vicente Memuana Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Palavras-chave:

Avaliação, Classes de transição, Monodocência e Ensino-aprendizagem

Resumo

Este estudo visa investigar como é considerada a avaliação dos alunos do ensino primário no contexto escolar, sobretudo nas classes de transição. O referido estudo foi feito numa Escola Primária BG-1087 da Zona B do município de Benguela, com a participação do corpo directivo e professores, aos quais se aplicou o inquérito por entrevista com objectivo de compreender como é feita a avaliação dos alunos do ensino primário nas classes de transição na escola em referência. O tipo de estudo é descritivo com abordagem qualitativa e foram analisados alguns documentos como: Lei de base nº 13 de 31 de Dezembro de 2001, Decreto Lei n.º 17 de 2016, Decreto Lei n.º 32 de 2020 e Decreto presidencial nº 162 do dia 01 de Agosto de 2023, todos referenciam o sistema educativo de Angola, também se percebe as fases históricas que trilhou, desde o fim da abolição do sistema educativo colonial em 1977, até hoje. Nestes normativos se observa algumas inovações na Estrutura do Sistema Educativo, a gratuidade e a inclusão das pessoas com deficiência e com necessidades educativas especiais, tiveram a sua repercussão na qualidade de ensino e a construção de mais infra-estruturas escolares em todo país e surgimento de instituições privadas. Quanto aos resultados obtidos dos membros da direcção e dos professores, destacam-se a formação permanente do professor, a inexistência de critérios que explicitam a modalidade de avaliação nas classes de transição automática, isto é, 1ª, 3ª e 5ª classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Vicente Memuana, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Psicologia da Educação, formado pela Universidade António Agostinho Neto - Angola, Pós-graduação em Administração e Gestão escolar pela CESPU - Universidade Portucalense - Portugal, Pós- Graduação em Gestão  escolar pela Universidade Católica de Brasília - Brasil, mestre em Educação Especial pela Universidade Katiavala Bwila - Benguela, doutorando em Ciências da Educação, especialidade de metodologia de Ciências Integradas do Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-SUMBE).

Referências

ALVES, Maria, Palmira; KETELE, Jean-Marie. Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora, 2011.

AFONSO, Manual; AGOSTINHO, Simão. Avaliando processos e resultados em contexto escolar: perspectivas teóricas, práticas e desafios. Luanda: Editora das Letras, 2019.

BRASIL. Decreto presidencial n.º 162/23, de 1º de agosto de 2023. Disponível em: https:lex.ao/docs/presidente-da-república/2023. Disponível aos 28 jul. 2024.

BRASIL. Lei nº 12.32/20, Diário da República, de 12 de agosto de 2020. Dispõe sobre o Sistema Educativo.

BRASIL. Lei nº 23/32, Diário da República, 1992.

COLLADO, Carlos Fernandes; LUCIO, Maria Del Pilar Baprista. Metodologia de pesquisa III. Porto Alegre: Penso Editora, 2006.

ISABEL, M. B.; SANTOS, L. L.; FERENC, A. V. F. A face oculta da avaliação em Angola. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 77. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/6816. Acesso em: 9 dez. 2024.

KILUANJE, Felisberto. Sistema educativo angolano: Processos de desconstrução dos seus fins e estrutura. Universidade Óscar Ribas, Luanda-Angola, 2024.

KANJANGUE, Figueredo. Avaliação das aprendizagens, um factor de qualidade na educação. Benguela: Editora CVR, 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Didáctica. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

MELO, Ronaldo Silva. Conceitos fundamentais de avaliação. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. Um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: UFG, 2011.

PAIVA, Renato. O segredo para alcançar o sucesso na escola. 1. ed. Setúbal: Editora A Esfera dos Livros, 2014.

SILVA, Brigite; CRAVEIRO, Clara. O portfólio como estratégia de avaliação de infância: considerações sobre a prática. Florianópolis: Editora UFSC, 2014.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Memuana, A. V. (2024). AVALIAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NA TRANSIÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PRIMÁRIA DA ZONA B, NO MUNICÍPIO DE BENGUELA. Inventário, (34), 47–60. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65086

Edição

Seção

Seção Temática