AVALIAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NA TRANSIÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PRIMÁRIA DA ZONA B, NO MUNICÍPIO DE BENGUELA

Autori

  • Armando Vicente Memuana Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Parole chiave:

Avaliação, Classes de transição, Monodocência e Ensino-aprendizagem

Abstract

Este estudo visa investigar como é considerada a avaliação dos alunos do ensino primário no contexto escolar, sobretudo nas classes de transição. O referido estudo foi feito numa Escola Primária BG-1087 da Zona B do município de Benguela, com a participação do corpo directivo e professores, aos quais se aplicou o inquérito por entrevista com objectivo de compreender como é feita a avaliação dos alunos do ensino primário nas classes de transição na escola em referência. O tipo de estudo é descritivo com abordagem qualitativa e foram analisados alguns documentos como: Lei de base nº 13 de 31 de Dezembro de 2001, Decreto Lei n.º 17 de 2016, Decreto Lei n.º 32 de 2020 e Decreto presidencial nº 162 do dia 01 de Agosto de 2023, todos referenciam o sistema educativo de Angola, também se percebe as fases históricas que trilhou, desde o fim da abolição do sistema educativo colonial em 1977, até hoje. Nestes normativos se observa algumas inovações na Estrutura do Sistema Educativo, a gratuidade e a inclusão das pessoas com deficiência e com necessidades educativas especiais, tiveram a sua repercussão na qualidade de ensino e a construção de mais infra-estruturas escolares em todo país e surgimento de instituições privadas. Quanto aos resultados obtidos dos membros da direcção e dos professores, destacam-se a formação permanente do professor, a inexistência de critérios que explicitam a modalidade de avaliação nas classes de transição automática, isto é, 1ª, 3ª e 5ª classe.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Armando Vicente Memuana, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Psicologia da Educação, formado pela Universidade António Agostinho Neto - Angola, Pós-graduação em Administração e Gestão escolar pela CESPU - Universidade Portucalense - Portugal, Pós- Graduação em Gestão  escolar pela Universidade Católica de Brasília - Brasil, mestre em Educação Especial pela Universidade Katiavala Bwila - Benguela, doutorando em Ciências da Educação, especialidade de metodologia de Ciências Integradas do Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-SUMBE).

Riferimenti bibliografici

ALVES, Maria, Palmira; KETELE, Jean-Marie. Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora, 2011.

AFONSO, Manual; AGOSTINHO, Simão. Avaliando processos e resultados em contexto escolar: perspectivas teóricas, práticas e desafios. Luanda: Editora das Letras, 2019.

BRASIL. Decreto presidencial n.º 162/23, de 1º de agosto de 2023. Disponível em: https:lex.ao/docs/presidente-da-república/2023. Disponível aos 28 jul. 2024.

BRASIL. Lei nº 12.32/20, Diário da República, de 12 de agosto de 2020. Dispõe sobre o Sistema Educativo.

BRASIL. Lei nº 23/32, Diário da República, 1992.

COLLADO, Carlos Fernandes; LUCIO, Maria Del Pilar Baprista. Metodologia de pesquisa III. Porto Alegre: Penso Editora, 2006.

ISABEL, M. B.; SANTOS, L. L.; FERENC, A. V. F. A face oculta da avaliação em Angola. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 77. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/6816. Acesso em: 9 dez. 2024.

KILUANJE, Felisberto. Sistema educativo angolano: Processos de desconstrução dos seus fins e estrutura. Universidade Óscar Ribas, Luanda-Angola, 2024.

KANJANGUE, Figueredo. Avaliação das aprendizagens, um factor de qualidade na educação. Benguela: Editora CVR, 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Didáctica. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

MELO, Ronaldo Silva. Conceitos fundamentais de avaliação. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. Um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: UFG, 2011.

PAIVA, Renato. O segredo para alcançar o sucesso na escola. 1. ed. Setúbal: Editora A Esfera dos Livros, 2014.

SILVA, Brigite; CRAVEIRO, Clara. O portfólio como estratégia de avaliação de infância: considerações sobre a prática. Florianópolis: Editora UFSC, 2014.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-12-28

Come citare

Memuana, A. V. (2024). AVALIAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NA TRANSIÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PRIMÁRIA DA ZONA B, NO MUNICÍPIO DE BENGUELA. Inventário, (34), 47–60. Recuperato da https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65086

Fascicolo

Sezione

Seção Temática