AVALIAÇÃO NA ÓPTICA DOS PROFESSORES DA ESCOLA PRIMÁRIA DA CENTRALIDADE DA QUIBAÚLA NO MUNICÍPIO DO SUMBE, ANGOLA

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, concepções docentes, processo de ensino-aprendizagem

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa sobre o pensamento de avaliação dos professores de uma escola primária da Centralidade da Quibaúla no município do Sumbe, província do Cuanza-Sul em Angola, realizada em 2024. O objectivo é aferir o entendimento sobre a prática e a importância da avaliação que os mesmos têm no processo de ensino e aprendizagem. O estudo realça a importância da avaliação como uma prática fundamental ao sistema educativo, que visa a resolução de problemas e questionamentos, bem como a reflexão sobre a acção, sendo que o ensino sem a avaliação remete os docentes à falta de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, sem a possibilidade de aferir os resultados preconizados desta actividade. A pesquisa faz uma abordagem qualitativa baseada na aplicação de inquérito por questionário aos professores nas disciplinas de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Dos resultados obtidos, foi possível verificar que os professores utilizam provas escritas, orais, trabalhos individuais e grupais como instrumentos avaliativos, sendo que para os mesmos a avaliação é importante pois auxilia na compreensão do grau do desempenho dos alunos com base nos conteúdos ministrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agostinho Hamuti Lourenço, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Ensino do Inglês,  formado pelo  Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela (ISCED-Benguela),  mestre em Língua Inglesa e em Literaturas em Língua Inglesa  pela Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto (UAN) - Luanda, doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia do ensino primário em línguas portuguesa e angolanas no  Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe).

Xavier Serafim Calorito, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Geografia, formado pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe), pós-graduado em Geografia no Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe e doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia do ensino primário na linha de pesquisa de Ciências Integradas no Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe).

Referências

EQUIPAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO NACIONAL DE AVALIAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (INADE). Avaliação Nacional das Aprendizagens 2022-2023. Análise dos Resultados. 2024.

GRILO, Luísa M. Alves; AMARO, Maria C. de F. Paiva; AUGUSTO, I. Cassilda; SATOMBELA, Francisco; MENDES, Conceição; PAULO, Madalena; NÚNCIO, Igor de O. Mendes; SEBASTIÃO, A. Francisco; CAINGONA, F., Matos. Guia Metodológico de apoio à Zona de Influência Pedagógica – ZIP. Ministério da Educação / Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação. República de Angola, 2018.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtiva. 41. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

ISABEL, M. B.; SANTOS, L. L.; FERENC, A. V. F. A face oculta da avaliação em Angola. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 77, p. 446–471, 2020. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/6816. Acesso em: 19 dez. 2024.

JOSÉ, Manuel. O custo e as dificuldades das novas províncias angolanas. Novo mapa da divisão político-administrativa de Angola, Agosto 20, 2024. Disponível em: https://www.voaportugues.com/a/o-custo-e-as-dificuldades-das-novas-prov%C3%ADncias-angolanas/7749987.html. Acesso em 24, outubro 2024.

KORA. Centralidade da Quibaúla – Início das aulas na Escola Primária. Disponível em https://kora.co.ao/centralidade-da-quibaula-inicio-das-aulas-na-escola-primaria/. Acesso em: 20 maio 2024.

LIBÂNEO, José Carlos. A Prática Pedagógica de Professores da Escola Pública. São Paulo: PUC SP, 1985.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

LUPULA, Edmundo Fannyslau. Sistema de Avaliação das Aprendizagens em Angola. 2023. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/664521548/Sistema-de-avaliacao-das-aprendizagens-em-Angola. Acesso em: 25 set. 2024.

MATIAS, Nelson; DUARTE, José e FIGUEIREDO, Miguel. Avaliação Pedagógica em sala de aula para professores do ensino primário. Projecto aprendizagem para todos. República de Angola, 2018.

MITRELL. Centralidade da Quibaúla. 2019. Disponível em: https://mitrelli.com/pt/projects/centralidade-de-quibaula/. Acesso em: 27 jul. 2024.

TCHALYONGO, Kim. Má qualidade da educação em Angola resulta da falta de vontade política do Governo. VOA. Disponível em: https://www.voaportugues.com/a/m%C3%A1-qualidade-da-educa%C3%A7%C3%A3o-em-angola-resulta-da-falta-de-vontade-pol%C3%ADtica-do-governo/5131594.html. Acesso em: 27 jul. 2024.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Pedagogia. A avalição na escola. Brasília: Editora UnB, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

Lourenço, A. H., & Calorito, X. S. (2024). AVALIAÇÃO NA ÓPTICA DOS PROFESSORES DA ESCOLA PRIMÁRIA DA CENTRALIDADE DA QUIBAÚLA NO MUNICÍPIO DO SUMBE, ANGOLA. Inventário, (34), 113–126. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65132

Edição

Seção

Seção Temática