AVALIAÇÃO NA ÓPTICA DOS PROFESSORES DA ESCOLA PRIMÁRIA DA CENTRALIDADE DA QUIBAÚLA NO MUNICÍPIO DO SUMBE, ANGOLA
Palavras-chave:
Avaliação, concepções docentes, processo de ensino-aprendizagemResumo
O presente artigo resulta de uma pesquisa sobre o pensamento de avaliação dos professores de uma escola primária da Centralidade da Quibaúla no município do Sumbe, província do Cuanza-Sul em Angola, realizada em 2024. O objectivo é aferir o entendimento sobre a prática e a importância da avaliação que os mesmos têm no processo de ensino e aprendizagem. O estudo realça a importância da avaliação como uma prática fundamental ao sistema educativo, que visa a resolução de problemas e questionamentos, bem como a reflexão sobre a acção, sendo que o ensino sem a avaliação remete os docentes à falta de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, sem a possibilidade de aferir os resultados preconizados desta actividade. A pesquisa faz uma abordagem qualitativa baseada na aplicação de inquérito por questionário aos professores nas disciplinas de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Dos resultados obtidos, foi possível verificar que os professores utilizam provas escritas, orais, trabalhos individuais e grupais como instrumentos avaliativos, sendo que para os mesmos a avaliação é importante pois auxilia na compreensão do grau do desempenho dos alunos com base nos conteúdos ministrados.
Downloads
Referências
EQUIPAS PEDAGÓGICAS DO INSTITUTO NACIONAL DE AVALIAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (INADE). Avaliação Nacional das Aprendizagens 2022-2023. Análise dos Resultados. 2024.
GRILO, Luísa M. Alves; AMARO, Maria C. de F. Paiva; AUGUSTO, I. Cassilda; SATOMBELA, Francisco; MENDES, Conceição; PAULO, Madalena; NÚNCIO, Igor de O. Mendes; SEBASTIÃO, A. Francisco; CAINGONA, F., Matos. Guia Metodológico de apoio à Zona de Influência Pedagógica – ZIP. Ministério da Educação / Instituto Nacional de Formação de Quadros da Educação. República de Angola, 2018.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtiva. 41. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.
ISABEL, M. B.; SANTOS, L. L.; FERENC, A. V. F. A face oculta da avaliação em Angola. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 77, p. 446–471, 2020. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/6816. Acesso em: 19 dez. 2024.
JOSÉ, Manuel. O custo e as dificuldades das novas províncias angolanas. Novo mapa da divisão político-administrativa de Angola, Agosto 20, 2024. Disponível em: https://www.voaportugues.com/a/o-custo-e-as-dificuldades-das-novas-prov%C3%ADncias-angolanas/7749987.html. Acesso em 24, outubro 2024.
KORA. Centralidade da Quibaúla – Início das aulas na Escola Primária. Disponível em https://kora.co.ao/centralidade-da-quibaula-inicio-das-aulas-na-escola-primaria/. Acesso em: 20 maio 2024.
LIBÂNEO, José Carlos. A Prática Pedagógica de Professores da Escola Pública. São Paulo: PUC SP, 1985.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2013.
LUPULA, Edmundo Fannyslau. Sistema de Avaliação das Aprendizagens em Angola. 2023. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/664521548/Sistema-de-avaliacao-das-aprendizagens-em-Angola. Acesso em: 25 set. 2024.
MATIAS, Nelson; DUARTE, José e FIGUEIREDO, Miguel. Avaliação Pedagógica em sala de aula para professores do ensino primário. Projecto aprendizagem para todos. República de Angola, 2018.
MITRELL. Centralidade da Quibaúla. 2019. Disponível em: https://mitrelli.com/pt/projects/centralidade-de-quibaula/. Acesso em: 27 jul. 2024.
TCHALYONGO, Kim. Má qualidade da educação em Angola resulta da falta de vontade política do Governo. VOA. Disponível em: https://www.voaportugues.com/a/m%C3%A1-qualidade-da-educa%C3%A7%C3%A3o-em-angola-resulta-da-falta-de-vontade-pol%C3%ADtica-do-governo/5131594.html. Acesso em: 27 jul. 2024.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Pedagogia. A avalição na escola. Brasília: Editora UnB, 2007.