AVALIAÇÃO NA ÓPTICA DOS PROFESSORES DA ESCOLA PRIMÁRIA DA CENTRALIDADE DA QUIBAÚLA NO MUNICÍPIO DO SUMBE, ANGOLA

Autores/as

Palabras clave:

Avaliação, concepções docentes, processo de ensino-aprendizagem

Resumen

O presente artigo resulta de uma pesquisa sobre o pensamento de avaliação dos professores de uma escola primária da Centralidade da Quibaúla no município do Sumbe, província do Cuanza-Sul em Angola, realizada em 2024. O objectivo é aferir o entendimento sobre a prática e a importância da avaliação que os mesmos têm no processo de ensino e aprendizagem. O estudo realça a importância da avaliação como uma prática fundamental ao sistema educativo, que visa a resolução de problemas e questionamentos, bem como a reflexão sobre a acção, sendo que o ensino sem a avaliação remete os docentes à falta de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, sem a possibilidade de aferir os resultados preconizados desta actividade. A pesquisa faz uma abordagem qualitativa baseada na aplicação de inquérito por questionário aos professores nas disciplinas de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Dos resultados obtidos, foi possível verificar que os professores utilizam provas escritas, orais, trabalhos individuais e grupais como instrumentos avaliativos, sendo que para os mesmos a avaliação é importante pois auxilia na compreensão do grau do desempenho dos alunos com base nos conteúdos ministrados.

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Biografía del autor/a

Agostinho Hamuti Lourenço, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Ensino do Inglês,  formado pelo  Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela (ISCED-Benguela),  mestre em Língua Inglesa e em Literaturas em Língua Inglesa  pela Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto (UAN) - Luanda, doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia do ensino primário em línguas portuguesa e angolanas no  Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe).

Xavier Serafim Calorito, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Geografia, formado pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe), pós-graduado em Geografia no Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe e doutorando em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia do ensino primário na linha de pesquisa de Ciências Integradas no Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe).

Citas

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Publicado

2024-12-28

Cómo citar

Lourenço, A. H., & Calorito, X. S. (2024). AVALIAÇÃO NA ÓPTICA DOS PROFESSORES DA ESCOLA PRIMÁRIA DA CENTRALIDADE DA QUIBAÚLA NO MUNICÍPIO DO SUMBE, ANGOLA. Inventário, (34), 113–126. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65132

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Seção Temática