Black Motherhood and Animist Realism in Conceição Evaristo

Authors

Keywords:

Conceição Evaristo, Literary Ginga, Black Motherhood, Animist Realism

Abstract

This article analyzes the short story “Os Guris de Dolores Feliciana” by Conceição Evaristo through the lenses of animist realism and Black motherhood. Utilizing Harry Garuba’s concepts of animist realism and Muniz Sodré’s ideas, this study explores how the integration of spiritual and ancestral elements forms a narrative where the spiritual and material are intertwined, reflecting the protagonist’s reality and her relationship with the memory of her lost children. The analysis also addresses the concept of “literary ginga” by Luana Passos (2024), expressing a fluid and dynamic movement characteristic of Black Brazilian literature, incorporating aspects of ancestry, rhythm, and orality. By emphasizing cultural resilience and the preservation of Black memory, Evaristo’s narrative emerges as a denunciation of racial violence faced by Black Brazilian women. The text also draws upon the ideas of Luiz Silva (Cuti, 2010), reinforcing the need for a literary critique that values the specificity of Black Brazilian literature and promotes the visibility of characters and experiences often marginalized in traditional literature.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luana Passos

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de São José do Rio Preto - na linha de pesquisa História, Cultura e Literatura com estudos sobre literatura de matriz africana para crianças e jovens. Possui mestrado em Estudos Linguísticos, área de Análise Linguística (Oralidade e Letramento) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/IBILCE/SJRP-2011), graduação em Pedagogia pela mesma Instituição (2008). Formadora de Professores da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto (SP), em 2016, com o tema Cultura e a História Africana e Afro-brasileira atendendo as práticas pedagógicas na perspectiva da Lei Federal n 10.639; e em 2020 no Ciclo I do Ensino Fundamental. Atuou como formadora de professores Alfabetizadores/Ensino Fundamental e da Educação Infantil em Linguagem e Língua Portuguesa no programa do MEC Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (MEC/PNAIC/UNESP/São José do Rio Preto). Atuou como docente do magistério superior no curso de Licenciatura em Pedagogia na União das Faculdades dos Grandes Lagos ( UNILAGO, 2011/2013) e na rede UNIESP/SJRP no curso de Licenciatura em Pedagogia ( 2013/2017). Exerceu a função de vice presidenta e posteriormente presidenta interina do Conselho Afro-brasileiro de São José do Rio Preto (SP), gestão 2015/2017. Desenvolveu a atividade de vice coordenadora e pesquisadora do NUPE - Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão - NUPE/UNESP/IBILCE. Integra do grupo de pesquisa Gênero e Raça (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0849554280348877). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento, Linguística, Prática de ensino, Convenções ortográficas, Aquisição da escrita, Práticas Pedagógicas na perspectiva da Lei Federal n 10.639, Literatura infanto-juvenil de matriz africana e afro-brasileira, mitos, mitologia e lendas afro-brasileiros.

Leandro Passos

Professor Federal de Português do Ensino Básico Técnico e Tecnológico em Vila Velha no Espírito Santo. Tem pós-doutorado pela UNESP (2018-2020), investigando a cultura iorubá e banto nas obras de Conceição Evaristo. Participa dos Grupos de Pesquisa: “Vertentes do Fantástico naLiteratura” (UNESP Araraquara) e “Gênero e Raça” (UNESP Rio Preto), todos cadastrados no CNPq. É sócio da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Possui contos e poemas publicados nos Cadernos
Negros, Antologias Reexistência, Palmares e Iemanjá: a doce Iabá; As Áfricas dentro de mim: coletânea de poesia e contos) e Histórias africanas - Coletânea de contos africanos, volume II).

References

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 10 jan. 2003.

CERQUEIRA, Daniel; BUENO, Samira (coord.). Atlas da violência 2023. Brasília: Ipea; FBSP, 2023. Disponível em: https://www.ipea.gov.br. Acesso outubro de 2014.

EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Malê, 2016.

GARUBA, Harry. Explorations in Animist Realism: Notes on Reading/Writing African Literature, Culture, and Society. Public Culture, vol. 15, no. 2, 2003, pp. 261-285.

PASSOS, Luana. Poéticas de identidade e ancestralidade negra na literatura para crianças e jovens. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2024.

RUFINO, Luiz. Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem: Saber(es) Criadouro(s) em Encruzilhada. Niterói: EDUFF, 2019.

SILVA, Luís (Cuti). Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.

SODRÉ, Muniz. A Verdade Seduzida: Por um Conceito de Cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Codecri, 1983.

TODOROV, Tzvetan. Introduction à la litterature fantastique. París: Seuil, 1970.

Published

2025-06-04

How to Cite

Passos, L. ., & Passos, L. (2025). Black Motherhood and Animist Realism in Conceição Evaristo. Inventário, (36), 146–155. Retrieved from https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/64363