MATERNIDADE PRETA E REALISMO ANIMISTA EM CONCEIÇÃO EVARISTO

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Mots-clés :

Conceição Evaristo, Ginga Literária, Maternidade Negra, Realismo Animista

Résumé

Este artigo analisa o conto “Os Guris de Dolores Feliciana”, de Conceição Evaristo, por meio das perspectivas do realismo animista e da maternidade negra. Utilizando os conceitos de Harry Garuba sobre o realismo animista e de Muniz Sodré, o estudo discute como a integração de elementos espirituais e ancestrais cria uma narrativa em que o espiritual e o material se entrelaçam, refletindo a realidade da protagonista e sua relação com a memória dos filhos perdidos. A análise aborda ainda a “ginga literária”, conceito de Luana Passos (2024), que expressa um movimento fluido e dinâmico característico da literatura negro-brasileira, integrando aspectos de ancestralidade, ritmo e oralidade. Ao valorizar a resistência cultural e a preservação da memória negra, a narrativa de Evaristo configura-se como uma denúncia das violências raciais enfrentadas pelas mulheres negras brasileiras. O texto também se fundamenta nas ideias de Luiz Silva (Cuti, 2010), reforçando a necessidade de uma crítica literária que valorize a especificidade da literatura negro-brasileira e promova a visibilidade de personagens e experiências frequentemente marginalizadas na literatura tradicional.

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Bibliographies de l'auteur

Luana Passos

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de São José do Rio Preto - na linha de pesquisa História, Cultura e Literatura com estudos sobre literatura de matriz africana para crianças e jovens. Possui mestrado em Estudos Linguísticos, área de Análise Linguística (Oralidade e Letramento) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/IBILCE/SJRP-2011), graduação em Pedagogia pela mesma Instituição (2008). Formadora de Professores da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto (SP), em 2016, com o tema Cultura e a História Africana e Afro-brasileira atendendo as práticas pedagógicas na perspectiva da Lei Federal n 10.639; e em 2020 no Ciclo I do Ensino Fundamental. Atuou como formadora de professores Alfabetizadores/Ensino Fundamental e da Educação Infantil em Linguagem e Língua Portuguesa no programa do MEC Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (MEC/PNAIC/UNESP/São José do Rio Preto). Atuou como docente do magistério superior no curso de Licenciatura em Pedagogia na União das Faculdades dos Grandes Lagos ( UNILAGO, 2011/2013) e na rede UNIESP/SJRP no curso de Licenciatura em Pedagogia ( 2013/2017). Exerceu a função de vice presidenta e posteriormente presidenta interina do Conselho Afro-brasileiro de São José do Rio Preto (SP), gestão 2015/2017. Desenvolveu a atividade de vice coordenadora e pesquisadora do NUPE - Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão - NUPE/UNESP/IBILCE. Integra do grupo de pesquisa Gênero e Raça (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0849554280348877). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento, Linguística, Prática de ensino, Convenções ortográficas, Aquisição da escrita, Práticas Pedagógicas na perspectiva da Lei Federal n 10.639, Literatura infanto-juvenil de matriz africana e afro-brasileira, mitos, mitologia e lendas afro-brasileiros.

Leandro Passos

Professor Federal de Português do Ensino Básico Técnico e Tecnológico em Vila Velha no Espírito Santo. Tem pós-doutorado pela UNESP (2018-2020), investigando a cultura iorubá e banto nas obras de Conceição Evaristo. Participa dos Grupos de Pesquisa: “Vertentes do Fantástico naLiteratura” (UNESP Araraquara) e “Gênero e Raça” (UNESP Rio Preto), todos cadastrados no CNPq. É sócio da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. Possui contos e poemas publicados nos Cadernos
Negros, Antologias Reexistência, Palmares e Iemanjá: a doce Iabá; As Áfricas dentro de mim: coletânea de poesia e contos) e Histórias africanas - Coletânea de contos africanos, volume II).

Références

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 10 jan. 2003.

CERQUEIRA, Daniel; BUENO, Samira (coord.). Atlas da violência 2023. Brasília: Ipea; FBSP, 2023. Disponível em: https://www.ipea.gov.br. Acesso outubro de 2014.

EVARISTO, Conceição. Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Malê, 2016.

GARUBA, Harry. Explorations in Animist Realism: Notes on Reading/Writing African Literature, Culture, and Society. Public Culture, vol. 15, no. 2, 2003, pp. 261-285.

PASSOS, Luana. Poéticas de identidade e ancestralidade negra na literatura para crianças e jovens. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2024.

RUFINO, Luiz. Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem: Saber(es) Criadouro(s) em Encruzilhada. Niterói: EDUFF, 2019.

SILVA, Luís (Cuti). Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.

SODRÉ, Muniz. A Verdade Seduzida: Por um Conceito de Cultura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Codecri, 1983.

TODOROV, Tzvetan. Introduction à la litterature fantastique. París: Seuil, 1970.

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Publiée

2025-06-04

Comment citer

Passos, L. ., & Passos, L. (2025). MATERNIDADE PRETA E REALISMO ANIMISTA EM CONCEIÇÃO EVARISTO. Inventário, (36), 146–155. Consulté à l’adresse https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/64363