MEIO FÍSICO E SOCIAL EM JARDINS DE INFÂNCIA EM ANGOLA

UMA ANÁLISE SOBRE A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Autores/as

Palabras clave:

Sistema de avaliação, Modelos de avaliação, Educadoras de infância

Resumen

Este artigo tem como objectivo analisar o contexto da avaliação das aprendizagens da Área Curricular Meio Físico e Social na Educação Pré-Escolar em Jardins de Infância da Centralidade do Kilamba, Província de Luanda, Angola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa versada no estudo de caso. A metodologia usada para a recolha de dados compreende a entrevista que foi aplicada a duas educadoras de Infância e a análise documental que serviu de suporte teórico. Os resultados da pesquisa revelam que as educadoras utilizam vários modelos de avaliação das aprendizagens nessa área curricular, como a diagnóstica, a formativa e a sumativa, bem como a observação de mudanças na conduta da criança face aos conteúdos trabalhados, são também utilizados instrumentos como as fichas de avaliação individuais. Porém, existe entre as educadoras, a ideia de que a avaliação sumativa classifica apenas, o que a incompatibiliza com a Educação Pré-Escolar. Espera-se que este artigo contribua para que se difunda a função de hierarquização da avaliação sumativa que possibilita que esta seja empregue em contexto Pré-Escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria José Teixeira, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciada em Pedagogia, formada pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela (ISCED-Benguela), mestre em Pedagogia do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED-Luanda), doutoranda em Ciências da Educação, na especialidade de metodologia de Ciências Integradas do Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe). E-mail: teixeiramariajose9@gmail.com

Anildo Jorge Tóto, Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe

Licenciado em Ciências da Educação no curso de Ensino de Biologia pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge (ISCED-Uíge), mestre em Ciências da Educação no curso de Educação Pré-escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe), doutorando em Ciências da Educação em Metodologia da Educação Pré-escolar pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-Sumbe). Email: anildototo@gmail.com

Citas

AFONSO, M. Manual de apoio ao sistema de avaliação das aprendizagens. Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação – INIDE, Ministério da Educação, Angola. 2ª edição, 2011.

ANGOLA. Decreto Presidencial Nº. 19.5/23 de 11 de Outubro. Diário da República. I Série nº. 193.

ANGOLA. Lei de Bases Do Sistema De Educação e Ensino, Lei nº. 17/16 de 7 de Outubro. Diário da República. I Série Nº. 123.

BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed: 1999.

CARVALHO, A. O. Currículo de formação de professores do ensino primário. Luanda: INIDE, 2011.

CARVALHO, G. S. Freitas, M. L.V. Metodologia do estudo do meio. Porto: Plural Editores, 2010.

CLÁUDIO, A. Currículo de educação pré-escolar. Luanda: INIDE, 2011.

ISABEL, M. B.; SANTOS, L. L.; FERENC, A. V. F. A Face Oculta Da Avaliação Em Angola. Estud. Aval. Educ., São Paulo, 2015.

ONDE, Dilson Nivaldo André; BRÁS, Chocolate Adão e DIVOVO, Miguel Domingos. Avaliação, currículo e formação de professores em Angola: pistas de reflexão a partir da perspectiva da teoria crítica do currículo. UDZIWI – Revista de Educação Ano XII, n. 36, Junho de 2021.

PAULA, P.; PINHEIRO, A. Acta do I congresso internacional de aprendizagem na educação de infância. Porto: Edições Gailivro, 2005.

PAXE, I. Políticas educativas em Angola: um desafio do direito à educação. Luanda: Casa das ideias, 2017.

SILVA, E. A., MENDES, M. C. B. Avaliação institucional na universidade Agostinho Neto (Angola) e regulação estadual. Perspectiva, práticas e desafios. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 17, n. 2, 2012.

SIQUEIRA, A. R.; Silva, A. C. C.; Guimarães, L. P. C. S.; Alves, R. P. Avaliação da aprendizagem: relato de experiência. 2006. 50 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.

Publicado

2024-12-28

Cómo citar

Teixeira, M. J., & Tóto, A. J. . (2024). MEIO FÍSICO E SOCIAL EM JARDINS DE INFÂNCIA EM ANGOLA: UMA ANÁLISE SOBRE A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS . Inventário, (34), 20–33. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65056

Número

Sección

Seção Temática