MEIO FÍSICO E SOCIAL EM JARDINS DE INFÂNCIA EM ANGOLA
UMA ANÁLISE SOBRE A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Palabras clave:
Sistema de avaliação, Modelos de avaliação, Educadoras de infânciaResumen
Este artigo tem como objectivo analisar o contexto da avaliação das aprendizagens da Área Curricular Meio Físico e Social na Educação Pré-Escolar em Jardins de Infância da Centralidade do Kilamba, Província de Luanda, Angola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa versada no estudo de caso. A metodologia usada para a recolha de dados compreende a entrevista que foi aplicada a duas educadoras de Infância e a análise documental que serviu de suporte teórico. Os resultados da pesquisa revelam que as educadoras utilizam vários modelos de avaliação das aprendizagens nessa área curricular, como a diagnóstica, a formativa e a sumativa, bem como a observação de mudanças na conduta da criança face aos conteúdos trabalhados, são também utilizados instrumentos como as fichas de avaliação individuais. Porém, existe entre as educadoras, a ideia de que a avaliação sumativa classifica apenas, o que a incompatibiliza com a Educação Pré-Escolar. Espera-se que este artigo contribua para que se difunda a função de hierarquização da avaliação sumativa que possibilita que esta seja empregue em contexto Pré-Escolar.
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