GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA INGLESA
A FÁBULA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Mots-clés :
Prática Pedagógica; Habilidades Linguísticas; Relato.Résumé
Exploramos a importância dos gêneros textuais, em especial das fábulas, na disciplina de língua inglesa no ensino fundamental. Nossa motivação é compartilhar as práticas pedagógicas eficazes no desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos. Utilizamos o interacionismo sociodiscursivo (ISD) e aliamos com os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), Diretrizes Curriculares da Educação Básica (Paraná, 2008), Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e Currículo da Rede Estadual Paranaense (Paraná, 2020); e também, Fiorin (2001); Bronckart (2006); Marcuschi (2008); Schneuwly (2004) e Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). Seguindo os passos sugeridos pelo ISD, foram realizadas atividades práticas e avaliações que permitiram a integração da abordagem com a prática pedagógica. A fábula, com sua estrutura narrativa simples e moral explícita, revelou-se uma ferramenta valiosa para engajar os estudantes, facilitando a compreensão e a produção de textos em língua inglesa. Nossa experiência mostrou que além de melhorar as competências linguísticas dos alunos, também desenvolve habilidades críticas e criativas, colaborando de forma ativa e entusiástica nas atividades propostas. Esse relato busca, portanto, contribuir com outros educadores, oferecendo um panorama das estratégias e resultados obtidos, e incentivar a utilização de gêneros textuais no ensino de línguas estrangeiras.
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Références
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