Estrutura de Transferência de Conhecimento no Sistema Único de Segurança Pública Brasileiro: ensaio sob a perspectiva da legislação
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v18i3.60117Palavras-chave:
Polícia Civil, Polícia Militar, Corpos de Bombeiros.Resumo
As ciências policiais constituem uma área de conhecimento específico que requer aprendizado contínuo, pautado tanto na teoria como na vivência do policial. Ao se levar em consideração a educação como meio de transferência de conhecimento gerado pelas ciências policiais, o ensino e a aprendizagem são vistos como instrumento fundamental para evolução do Sistema Único de Segurança Brasileiro (SUSP). Diante disso, este artigo pretende analisar a estrutura do sistema de educação em segurança pública, à luz de publicações oficiais brasileiras com o intuito de identificar as relações que se estabelecem no processo de transferência do conhecimento nas corporações da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar. A pesquisa se desenvolve a partir de uma abordagem qualitativa, com aplicação da técnica de análise de conteúdo em um acervo sistematicamente constituído. Evidenciou-se que a educação em segurança pública habita numa tríade composta das dimensões organizacional, operacional e acadêmica, com protagonismo dos gestores, profissionais de segurança pública e acadêmicos (intelectuais e sociedade).
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