Desafios e Oportunidades da Educação em Propriedade Intelectual no Contexto do Novo Ensino Médio: uma abordagem estratégica e sistêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v18i3.60629

Palavras-chave:

Inovação, Direitos Autorais, Empreendedorismo.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a inserção do tema Inovação no contexto da Propriedade Intelectual no currículo do ensino médio público no estado do Paraná. Dada a crescente relevância desses conceitos para o desenvolvimento socioeconômico em uma era tecnológica e de economia baseada no conhecimento, o trabalho busca destacar a importância de preparar os alunos para os desafios contemporâneos, evidenciando as lacunas presentes no currículo tradicional. A pesquisa adota uma abordagem de revisão bibliográfica sistemática e análise crítica da literatura, focando em fontes legislativas e dados acadêmicos. A partir dessa metodologia, busca-se identificar lacunas educacionais específicas no currículo paranaense e avaliar como esses temas são abordados no ensino público. Os resultados indicam que a ausência de Inovação e Propriedade Intelectual no currículo pode limitar o desenvolvimento de habilidades técnicas, empreendedoras e inovadoras entre os alunos. A pesquisa sugere possíveis soluções para integrar esses temas no ensino médio, preparando melhor os alunos para os desafios de uma sociedade em transformação.

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Biografia do Autor

Wilton Lucas Maximiano, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Unicentro.

Paulo Rogério Pinto Rodrigues, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Maximiano, W. L., & Rodrigues, P. R. P. (2025). Desafios e Oportunidades da Educação em Propriedade Intelectual no Contexto do Novo Ensino Médio: uma abordagem estratégica e sistêmica. Cadernos De Prospecção, 18(3), 615–624. https://doi.org/10.9771/cp.v18i3.60629

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento