Desafios e Oportunidades da Educação em Propriedade Intelectual no Contexto do Novo Ensino Médio: uma abordagem estratégica e sistêmica
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v18i3.60629Palavras-chave:
Inovação, Direitos Autorais, Empreendedorismo.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a inserção do tema Inovação no contexto da Propriedade Intelectual no currículo do ensino médio público no estado do Paraná. Dada a crescente relevância desses conceitos para o desenvolvimento socioeconômico em uma era tecnológica e de economia baseada no conhecimento, o trabalho busca destacar a importância de preparar os alunos para os desafios contemporâneos, evidenciando as lacunas presentes no currículo tradicional. A pesquisa adota uma abordagem de revisão bibliográfica sistemática e análise crítica da literatura, focando em fontes legislativas e dados acadêmicos. A partir dessa metodologia, busca-se identificar lacunas educacionais específicas no currículo paranaense e avaliar como esses temas são abordados no ensino público. Os resultados indicam que a ausência de Inovação e Propriedade Intelectual no currículo pode limitar o desenvolvimento de habilidades técnicas, empreendedoras e inovadoras entre os alunos. A pesquisa sugere possíveis soluções para integrar esses temas no ensino médio, preparando melhor os alunos para os desafios de uma sociedade em transformação.
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