Da Sala de Aula aos Ambientes Virtuais: explorando a intersecção bibliométrica entre educação, propriedade intelectual, metaverso e realidade virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v18i1.60816

Palavras-chave:

Educação, Propriedade Intelectual, Metaverso, Realidade Virtual.

Resumo

Este estudo teve como objetivo mapear a produção científica no campo da educação, fundamentado na intersecção entre a educação, a propriedade intelectual, o metaverso e a realidade virtual. Os dados oriundos desse mapeamento foram coletados a partir da plataforma Scopus e analisados com o suporte das ferramentas de software RStudio e Biblioshiny. Os termos utilizados para a busca foram “Education” and “Intellectual Property” and “Metaverse” or “Virtual Reality”. A análise revelou um número limitado de publicações dedicadas a esse tema nos campos de estudo propostos, identificando apenas sete artigos. A produção científica   de artigos oscilou ao longo dos anos de 1999 e 2024, com pico em 2023. A China se destacou como o país com a maior produção científica, com duas publicações. Cada periódico envolvido neste estudo contribuiu com a publicação de um artigo. Além disso, o estudo apresentou 12 temas de pesquisas relevantes e 10 temas de tendência para o campo de estudo aqui investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flaviano da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Internacional Signorelli em 2016.

Larissa Oliveira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Facisa em 2022.

Alandey Severo Leite da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza em 2016.

Referências

ALLOUZI, Adel Salem; ALOMARI, Khaled Mohammad. Adequate legal rules in settling metaverse disputes: Hybrid legal framework for metaverse dispute resolution (HLFMDR). International Journal of Data and Network ScienceGrowing Science, [s.l.], 2023.

ARIA, Massimo; CUCCURULLO, Corrado. Bibliometrix: uma ferramenta R para análise abrangente de mapeamento científico. Journal of Informetrics, [s.l.], v. 11, n. 4, p. 959-975, 2017.

BIBLIOSHINY. Bibliometrix - O aplicativo brilhante para quem não precisa de programação. 2024. Disponível em: https://www.bibliometrix.org/home/index.php/layout/biblioshiny. Acesso em: 5 set. 2024.

BIZAGI MODELER. Software de mapeamento e modelagem de processos de negócio. 2024. Disponível em: https://www.bizagi.com/pt/plataforma/modeler. Acesso em: 12 abr. 2024.

BRITO, Julia Andere. P&D, propriedade intelectual e inovação. Migalhas, 2021. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/351862/p-d-propriedade-intelectual-e-inovacao. Acesso em: 15 abr. 2024.

CHADEGANI, Arezoo Aghaei et al. A Comparison between Two Main Academic Literature Collections: Web of Science and Scopus Databases. Asian Social Science, [s.l.], v. 9, n. 5, p. p. 18, 2013.

CHEN, Xieling et al. Discovering thematic change and evolution of utilizing social media for healthcare research. BMC Medical Informatics and Decision Making, [s.l.], v. 19, n. 2, p. 50, 2019.

CHUN, Hyunjin. A study on the design education method using metaverse by wireless communication with computing for UAV-enabled B5G/6G network. Wireless Networks Springer, 2023. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85172862615&doi=10.1007%2fs11276-023-03523-1&partnerID=40&md5=6e9419c8d5cdb140ab70f238b21fd0a9. Acesso em: 15 abr. 2024.

COBO, Manolo J. et al. A Note on the ITS Topic Evolution in the Period 2000-2009 at T-ITS. IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 413-420, 2012.

DE AQUINO, Marcus Salerno; DE SOUSA, Fernando da Fonseca; FRERY, Alejandro C. Three-dimensional virtual environments adaptive to the student’s profile for distance learning. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION. Rio de Janeiro, 2005. p. 424-433. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/427. Acesso em: 15 abr. 2024.

FERRERO, Alessandro; PIURI, Vincenzo. A simulation tool for virtual laboratory experiments in a WWW environment. IEEE Transactions on Instrumentation and Measurement, [s.l.], 1999.

FREIRE, Verônica Maria Vasconcelos; DE CARVALHO, Joelia Marques. Propriedade Intelectual para Inovação: percepções e perspectivas em uma escola profissionalizante. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 14, n. 2, p. 414-414, 2021.

GIBSON, Johanna. Temporal parts and free space: An anecdotal explanation of intellectual property and the metaverse, or, how I met Bill Cornish. Queen Mary Journal of Intellectual PropertyEdward Elgar Publishing Ltd., [s.l.], 2022.

KAMIŃSKA, Dorota et al. Virtual reality and its applications in education: Survey. Information, [s.l.], v. 10, n. 10, p. 318, 2019.

MINGUELA-RECOVER, M. Ángeles et al. The role of 360o virtual reality in social intervention: a further contribution to the theory-practice relationship of social work studies. Social Work EducationRoutledge, [s.l.], 2024.

MOREIRA, Paulo Sergio da Conceição; GUIMARÃES, André José Ribeiro; TSUNODA, Denise Fukumi. Qual ferramenta bibliométrica escolher? um estudo comparativo entre softwares. P2P e Inovação, [s.l.], v. 6, p. 140-158, 2020.

NAHI, Abdullah A.; GHAIB, Arkan A.; ALI, Ahmed Abd Aoun Abd. Metaverse Applications and Its Use in Education. In: AL-EMRAN, Mostafa et al. (org.). Beyond Reality: Navigating the Power of Metaverse and Its Applications. Cham: Springer Nature Switzerland, 2023. (Lecture Notes in Networks and Systems). v. 895, p. 61-80. Disponível em: https://link.springer.com/10.1007/978-3-031-51716-7_5. Acesso em: 15 abr. 2024.

NELSEN, Lita L. The role of research institutions in the formation of the biotech cluster in Massachusetts: The MIT experience. Journal of Commercial Biotechnology, [s.l.], 2005.

QU, Shu-Ying et al. Experimental teaching centre platform “new engineering” practice teaching mode. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education Modestum LTD, [s.l.], 2017.

SANGALLI, Amanda; KAUCHAKJE, Samira. Introdução à bibliometria e cientometria: exemplo prático de aplicação ao tema presidencialismo latino-americano. Revista Política Hoje, [s.l.], v. 30, n. 1, p. 87-160, 2021.

SPINAK, Ernesto. Diccionario enciclopédico de bibliometría, cienciometría e informetría. Unesco Digital Library. 1996. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243329. Acesso em: 13 abr. 2024.

WADHWANI, Kajol. The Impact of the Metaverse on Education and Learning. In: WADHWANI, Kajol. Blockchain Technology, Mobility, Ai and IoT Development Company USA, Canada. 20 out. 2023. Disponível em: https://www.solulab.com/impact-of-metaverse-on-education-and-learning/. Acesso em: 15 abr. 2024.

ZHANG, Yanli; WANG, Dantong; XU, Long. Knowledge search, knowledge integration and enterprise breakthrough innovation under the characteristics of innovation ecosystem network: The empirical evidence from enterprises in Beijing-Tianjin-Hebei region. PLoS ONE Public Library of Science, [s.l.], 2021. Disponível em: https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85122009782&doi=10.1371%2fjournal.pone.0261558&partnerID=40&md5=fa240a102833fbe9e4e720d4cfbb4234. Acesso em: 15 abr. 2024.

ZUPIC, Ivan; ČATER, Tomaž. Bibliometric Methods in Management and Organization. Organizational Research Methods, [s.l.], v. 18, n. 3, p. 429-472, 2015.

Downloads

Publicado

2025-01-01

Como Citar

Silva, F. da, Alves, L. O., & Silva, A. S. L. da. (2025). Da Sala de Aula aos Ambientes Virtuais: explorando a intersecção bibliométrica entre educação, propriedade intelectual, metaverso e realidade virtual. Cadernos De Prospecção, 18(1), 39–53. https://doi.org/10.9771/cp.v18i1.60816

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento