Avaliação da Sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior: revisão sistemática com ênfase na dimensão ambiental
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v18i2.60887Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Indicadores, Impacto Ambiental.Resumo
Desde a realização das primeiras conferências mundiais sobre o meio ambiente e desenvolvimento, as instituições públicas e privadas começaram a promover ações para a busca de um fim comum: o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, inserem-se as Instituições de Ensino Superior (IES), que são fundamentais não só para a disseminação do conhecimento, mas também como modelos de gestão sustentável a ser seguido. Destarte, o objetivo deste estudo foi identificar as ferramentas utilizadas para avaliação da sustentabilidade em IES, discorrendo em especial sobre as métricas adotadas para a mensuração da dimensão ambiental. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, priorizando os trabalhos que buscaram analisar ou desenvolver indicadores de sustentabilidade para IES. Os resultados demonstraram a existência de diversas ferramentas estruturadas de formas distintas, todavia, frequentemente abordando a dimensão ambiental a partir de métricas relativas à água, à energia, a resíduos, a efluentes, a emissões atmosféricas e ao consumo de materiais.
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