Avaliação da Sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior: revisão sistemática com ênfase na dimensão ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v18i2.60887

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Indicadores, Impacto Ambiental.

Resumo

Desde a realização das primeiras conferências mundiais sobre o meio ambiente e desenvolvimento, as instituições públicas e privadas começaram a promover ações para a busca de um fim comum: o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, inserem-se as Instituições de Ensino Superior (IES), que são fundamentais não só para a disseminação do conhecimento, mas também como modelos de gestão sustentável a ser seguido. Destarte, o objetivo deste estudo foi identificar as ferramentas utilizadas para avaliação da sustentabilidade em IES, discorrendo em especial sobre as métricas adotadas para a mensuração da dimensão ambiental. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, priorizando os trabalhos que buscaram analisar ou desenvolver indicadores de sustentabilidade para IES. Os resultados demonstraram a existência de diversas ferramentas estruturadas de formas distintas, todavia, frequentemente abordando a dimensão ambiental a partir de métricas relativas à água, à energia, a resíduos, a efluentes, a emissões atmosféricas e ao consumo de materiais.

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Biografia do Autor

Marlon Gabriel da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (2020) e graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Atualmente atua como administrador na Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: organização pública, desempenho econômico-financeiro, inovação e sustentabilidade ambiental.

Benedito Albuquerque da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

PÓS-DOUTORADO (em andamento), pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB - Campo Grande - MS (2023 - ...) DOUTORADO em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB - Campo Grande - MS (2018). DOUTORADO em Contabilidade pela Universidad Nacional de Rosário - UNR - Argentina (2012). MESTRADO em Contabilidade pela PUC-SP (2001), ESPECIALIZAÇÃO em Contabilidade Gerencial pela UFMT (1994), GRADUAÇÃO em Ciências Contábeis - Univag - Centro Universitário (1993). PROFESSOR ASSOCIADO nível II da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração e Sustentabilidade com ênfase em Contabilidade e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade empresarial, contabilidade ambiental, balanço social, custos ambientais, contabilidade societária, Contabilidade de Custos e teoria da contabilidade, indicadores ambientais e inovação. Acadêmico Fundador da Academia Mato-grossense de Ciências Contábeis - Cadeira número 07. Revisor do Periódicos Nacionais e Internacionais, tais como: Ágora: Revista de Divulgação Científica P-0104-7507 ONL-2237-9010, African Journal e Journal of Cleaner Production ISSN 0959-6526.

Luciane Cleonice Durante, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia Civil (1993), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1994), mestrado em Educação e Meio Ambiente (2000) e doutorado em Conforto Ambiental (2012), ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia/UFMT, docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), Coordenadora do Laboratório de Tecnologia e Conforto Ambiental (LATECA), Vice Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Arquitetura Ambiental (GPTAA) e membro do Grupo de Pesquisa em Dinâmica Ambiental e Tecnologia (GPDAT). Coordena a Rede de Parceiros Externos do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (PISAC), da Universidade de Brasília e integra a Rede Sustenta como representante da UFMT. Atuou como bolsista do CNPq, na modalidade EXP (extensão no país), no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE-MT, de 2012 a 2014. Atualmente, é Monitora no Programa de Qualificação para Exportação PEIEX- MATO GROSSO 2021-2022. Possui interesse pela área de inovação, sustentabilidade e resiliência do ambiente construído.

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Publicado

2025-04-01

Como Citar

Silva, M. G. da, Silva, B. A. da ., & Durante, L. C. (2025). Avaliação da Sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior: revisão sistemática com ênfase na dimensão ambiental. Cadernos De Prospecção, 18(2), 547–560. https://doi.org/10.9771/cp.v18i2.60887

Edição

Seção

Prospecções Tecnológicas de Assuntos Específicos