Análise do Processo de Gestão dos Produtos Universitários para Inovação e Empreendedorismo em Universidades Públicas Multicampi Brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v18i4.60931

Palavras-chave:

Hélice Tripla, Produtos Universitários, Universidade Multicampi.

Resumo

As universidades, como fontes de conhecimento, têm o potencial de impulsionar o desenvolvimento e a inovação. Isso ocorre por meio das pesquisas alinhadas com as necessidades regionais, seguindo o princípio da hélice tripla. O propósito deste estudo foi analisar o processo de gestão de “produtos universitários” geradores de conhecimento/tecnologia para fomento à inovação, das universidades brasileiras multicampi. Foram selecionadas universidades multicampi por meio do portal e-MEC, e coletados documentos referentes à gestão dos produtos universitários. Os achados revelam que a maioria das universidades pesquisadas possui uma descrição das etapas para gerenciar os resultados da pesquisa até sua transformação em produtos comercializáveis, embora sem um grande detalhamento dos processos. Para atender às demandas locais e promover colaborações estratégicas, faz-se necessário aprofundamento na análise dos recursos e potencialidades de cada câmpus da universidade multicampi. Isso permitirá a criação de produtos universitários que sejam tanto úteis quanto viáveis para cada contexto específico.

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Biografia do Autor

Márcio Akio Nakamura, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, MT, em 2025.

Geovana Alves de Lima Fedato, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Câmpus São Leopoldo, RS, em 2017.

Liz Vanessa Lupi Gasparini, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, SP, em 2014.

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Nakamura, M. A., Fedato, G. A. de L. ., & Gasparini, L. V. L. . (2025). Análise do Processo de Gestão dos Produtos Universitários para Inovação e Empreendedorismo em Universidades Públicas Multicampi Brasileiras. Cadernos De Prospecção, 18(4), 928–940. https://doi.org/10.9771/cp.v18i4.60931

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento