Marcas de Certificação e Marcas Coletivas no Brasil e sua Aplicação no Âmbito do Conceito de ESG
DOI:
https://doi.org/10.9771/cp.v18i3.61116Palavras-chave:
Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Ambiental, Social, Governança.Resumo
O presente trabalho aborda as marcas de certificação e as marcas coletivas em relação aos aspectos do ESG (Environmental, Social, Governance). As marcas são signos distintivos que representam a identidade da empresa. Nesse sentido, as empresas têm aplicado os conceitos ESG para melhorar o desempenho e gerar maior reconhecimento do mercado. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental das marcas registradas no Brasil, por meio do levantamento de documentos e de registros na base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados alcançados demonstram que, nos últimos anos, houve um aumento no número de marcas de certificação e de marcas coletivas que adotam o ESG. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para a concepção sistêmica da evolução das marcas e da importância da adoção dos critérios de ESG para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade, gerando valor econômico e social para as respectivas empresas.
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