Marcas de Certificação e Marcas Coletivas no Brasil e sua Aplicação no Âmbito do Conceito de ESG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cp.v18i3.61116

Palavras-chave:

Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), Ambiental, Social, Governança.

Resumo

O presente trabalho aborda as marcas de certificação e as marcas coletivas em relação aos aspectos do ESG (Environmental, Social, Governance). As marcas são signos distintivos que representam a identidade da empresa. Nesse sentido, as empresas têm aplicado os conceitos ESG para melhorar o desempenho e gerar maior reconhecimento do mercado. Para tanto, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental das marcas registradas no Brasil, por meio do levantamento de documentos e de registros na base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados alcançados demonstram que, nos últimos anos, houve um aumento no número de marcas de certificação e de marcas coletivas que adotam o ESG. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para a concepção sistêmica da evolução das marcas e da importância da adoção dos critérios de ESG para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade, gerando valor econômico e social para as respectivas empresas.

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Biografia do Autor

Adriana Garcia da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Fernando Xavier Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Fernando Melo da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2014.

Lígia Barros de Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos em 2012.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Silva, A. G. da, Dias, F. X., Silva, F. M. da, & Freitas, L. B. de. (2025). Marcas de Certificação e Marcas Coletivas no Brasil e sua Aplicação no Âmbito do Conceito de ESG. Cadernos De Prospecção, 18(3), 736–748. https://doi.org/10.9771/cp.v18i3.61116

Edição

Seção

Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento