Mediações pedagógicas no uso do computador com um aluno com autismo na escola especial: tensões e contradições
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.57232Palavras-chave:
Novos adventos tecnológicos, Teoria histórico-cultural, Mediação pedagógica, AutismoResumo
O uso do computador tem afetado, na contemporaneidade, o trabalho pedagógico realizado com alunos com autismo. Por esse motivo investiga-se como acontece, em uma Escola Especial, a mediação pedagógica com um aluno com autismo no uso do computador. O referencial que subjaz é a teoria histórico-cultural, que concebe o sujeito a partir de sua relação de (trans)formação com a cultura humana. As análises sinalizam três movimentos: 1. As mediações do professor e seus modos de participação na dinâmica da tarefa proposta no computador; 2. As interações da criança com o computador e com o professor, buscando os indícios dos sentidos e significados da tarefa proposta para o processo educativo e para a relação pedagógica; e 3. O papel do computador como instrumento técnico-semiótico.
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