Mediações pedagógicas no uso do computador com um aluno com autismo na escola especial: tensões e contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.57232

Palavras-chave:

Novos adventos tecnológicos, Teoria histórico-cultural, Mediação pedagógica, Autismo

Resumo

O uso do computador tem afetado, na contemporaneidade, o trabalho pedagógico realizado com alunos com autismo. Por esse motivo investiga-se como acontece, em uma Escola Especial, a mediação pedagógica com um aluno com autismo no uso do computador. O referencial que subjaz é a teoria histórico-cultural, que concebe o sujeito a partir de sua relação de (trans)formação com a cultura humana. As análises sinalizam três movimentos: 1. As mediações do professor e seus modos de participação na dinâmica da tarefa proposta no computador; 2. As interações da criança com o computador e com o professor, buscando os indícios dos sentidos e significados da tarefa proposta para o processo educativo e para a relação pedagógica; e 3. O papel do computador como instrumento técnico-semiótico.

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Biografia do Autor

Daniel Novaes, Universidade São Francisco

Doutor em Educação pela Universidade São Francisco. Pós-doutorado em Educação, Cultura e Subjetividade pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-doutorado em Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas pela Universidade São Francisco. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7451805891926069. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4021-8410. E-mail: msdanielnovaes13@gmail.com.

Laís Cordeiro Rodrigues, Prefeitura Municipal de Piracicaba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2019). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) em dois projetos na área da Educação Especial, entre os anos de 2017 a 2019. Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Piracicaba/SP. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0732280430992287. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8877-8479. E-mail: laiscr16@gmail.com.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Novaes, D., & Cordeiro Rodrigues, L. (2024). Mediações pedagógicas no uso do computador com um aluno com autismo na escola especial: tensões e contradições. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(3), 461–475. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.57232