Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Germinal: marxismo e educação em debate
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a revista
Submissões
Equipe editorial
Declaração de privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 16 n. 3 (2024): Trabalho, ciência & tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatória
v. 16 n. 3 (2024): Trabalho, ciência & tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatória
Publicado:
2024-12-26
Editorial
Trabalho, ciência e tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatórias
Tarcila Mantovan Atolini, Mario Mariano Ruiz Cardoso, Rodrigo Castelo
1-10
PDF
Entrevista
Pelo fim do genocídio do povo palestino
Ualid Rabah
11-28
PDF
Dossiê
Tecnologia e fetichismo na crítica da economia política
Gustavo Mello
29-51
PDF
Crítica da economia política e trabalho: entre a Ontologia de Lukács e O capital de Marx
Henrique Wellen, Elton Rosa
52-72
PDF
Crítica engeliana sobre a ciência natural: notas sobre a “Introdução” de Dialética da Natureza
Raphael Alves Feitosa, Viviane Alves de Oliveira Feitosa
73-91
PDF
Financeirização no capitalismo dependente no Brasil: notas introdutórias
Tatiana Brettas
92-114
PDF
Grande capital e o sentido do desenvolvimento capitalista em uma formação econômico-social: proposta de uma cartografia categorial
Gabriel Oliveira de Carvalho Senra
115-131
PDF
Inteligências artificiais e capitalismo digital: as armadilhas da ideologia da técnica
Valdir Damázio Júnior, Anita Helena Schlesener
132-153
PDF
Plataformas digitais na gestão escolar: interfaces entre modernização e controle
Emanuelly Marques Cardoso , Daniela Cunha Terto, Claudenyce Dantas de Souza
154-166
PDF
“Chorei sem saber o que ensinar”: reformismo, plataformização e precarização do trabalho docente na educação básica
João Eudes Alexandre de Sousa Júnior
167-189
PDF
O Gira-Mundo Mondragon-País Basco-Espanha-Paraíba e o neocolonialismo educacional 4.0: relações assimétricas e a imposição da ideologia neoliberal
Diego Franca
190-206
PDF
Concepções de tecnologia-educação e de desenvolvimento tecnológico: um olhar histórico-crítico para as pesquisas CTS na educação básica
Gabriel Barbosa, Mikaelly Oliveira , Jhonny Echalar, Adda Daniela Echalar
207-230
PDF
Concepção de sociedade e tecnologia no Currículo Paulista (2019-2020)
Potiguara Mateus Porto de Lima, Bruno Modesto Silvestre
231-245
PDF
A ciência nas lutas de classe: o materialismo histórico na produção compartilhada do conhecimento para o projeto da classe trabalhadora
Bruno Souza Bechara Maxta, Deise Luiza da Silva Ferraz, Janaynna de Moura Ferraz, Cecília Sepúlveda Del Rio Hamacek
246-269
PDF
Ciência, tecnologia e sociedade: contribuições da experiência maoísta na China
Gilio Natan Dal Pont Sirtoli, Mário Lopes Amorim
270-287
PDF
A educação profissional e o caráter de classe da escola do trabalho: de instrumento de equalização social à formação para o mercado de trabalho
Deise Rateke, Célia Vendramini
288-309
PDF
Capitalismo dependente e questão agrária no Brasil: a exploração do trabalho nas lavouras de fumo
Marcela Pereira Rosa
310-331
PDF
Artigos
A Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Marxista da Dependência: primeiras aproximações para relacionar nossa formação social à educação no Brasil
Leonardo Kaplan
332-353
PDF
O empresariado como "sujeito oculto" da Base Nacional Comum Curricular: uma análise histórico-crítica da política educacional curricular brasileira
Robson Machado, Régis Henrique dos Reis Silva
354-374
PDF
Cultura e trabalho no Novo Ensino Médio (NEM): o canto da sereia sob novas ideias e novos valores
Matheus Felisberto Costa, Rafael Rodrigo Mueller
375-385
PDF
A educação enquanto complexo social: esboço de uma crítica ontológica necessária
Marllon Moreti de Souza Rosa, Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
386-406
PDF
Mark Fisher e educação: realismo capitalista e reformas empresariais
Vinícius Carluccio de Andrade, Rafael Vidotte Mativi
407-423
PDF
Aproximações da Educação Física com a Pedagogia histórico-crítica: os eventos científicos em foco
Leonardo Carlos de Andrade, Roberto Pereira Furtado
424-441
PDF
Crítica ao currículo baseado em competências para Medicina de Família e Comunidade desde a pedagogia histórico-crítica
Lucas Uback, Leonardo Carnut, Raquel Barbosa Pissardo, Rafael Nunes Borges
442-460
PDF
Mediações pedagógicas no uso do computador com um aluno com autismo na escola especial: tensões e contradições
Daniel Novaes, Laís Cordeiro Rodrigues
461-475
PDF
Governo Bolsonaro, bolsonarismo e neofascismo
David Maciel
476-496
PDF
As origens da UDN: composição social e discurso político
Anderson Deo, Marina Olinda Calori de Lion
497-517
PDF
Capitalismo e escravidão: uma crítica ao ensino das ciências econômicas no Brasil
Jaime Ernesto Winter Hughes León
518-540
PDF
Sobre o conceito de proletariado nos escritos de juventude de Friedrich Engels
Jefferson Martins Viel
541-561
PDF
A crise estrutural do valor e a formação autofágica
Cristiano José Steinmetz
562-577
PDF
Dualistas, Unitárias e a Escrita da História: o modelo do homem provedor no debate feminista britânico
Thiago Romão de Alencar
578-598
PDF
Aquele que não pode ser nomeado: ideologia e ausência sobre aborto nos saberes psicológicos
Ana Maria Bercht, Angelo Brandelli Costa
599-616
PDF
Clássico/Documentos
Engenheiro e posição na estrutura social
Lili Katsuco Kawamura
617-640
PDF
O fascismo do nosso tempo
Michal Kalecki; Pietro Salles
641-646
PDF
Resenhas
O capital no antropoceno [Kohei Saito]
Bruno Marinoni
647-652
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Mais lidos
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
11006
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
6644
IF's: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX
6367
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES
2825
Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados
2447