Crítica ao currículo baseado em competências para Medicina de Família e Comunidade desde a pedagogia histórico-crítica

Autores

  • Lucas Uback Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) https://orcid.org/0000-0003-1732-5728
  • Leonardo Carnut Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Raquel Barbosa Pissardo Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de São Bernardo do Campo (PRMFC-SBC) https://orcid.org/0000-0001-5480-8134
  • Rafael Nunes Borges Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de São Bernardo do Campo (PRMFC-SBC) https://orcid.org/0000-0002-7955-801X

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.57692

Palavras-chave:

Currículo baseado em competências, Pedagogia histórico-crítica, Medicina de família e comunidade, Capitalismo

Resumo

Esse trabalho é resultado da análise do Currículo Baseado em Competências para Medicina de Família e Comunidade. O objetivo foi identificar a concepção de educação dominante que fundamenta o documento e apontar algumas implicações tendenciais de sua adoção nos programas de residência médica. O documento foi examinado por meio de técnicas de manipulação, análise e interpretação a partir do materialismo histórico como referencial teórico-metodológico. Os resultados obtidos explicitam que essa matriz curricular foi desenvolvida com base na pedagogia das competências e sua adoção pelos programas de residência tensiona para a formação de profissionais aptos a desempenharem uma prática social ajustada aos limites e possibilidades do pensamento neoliberal e da ordem capitalista.

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Biografia do Autor

Lucas Uback, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Mestrando no Programa Mestrado Profissional de Ensino em Ciências da Saúde (Unifesp). Especialista em Medicina de Família e Comunidade (Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de São Bernardo do Campo). Professor da Faculdade de Medicina de São Caetano do Sul (USCS). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0367901707125138. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1732-5728. E-mail: uback@unifesp.br.

Leonardo Carnut, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Pós-doutor em Saúde Pública (Ciências Sociais e Humanas em Saúde). Professor Adjunto do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (Cedess) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pesquisador no Grupo de pesquisa CronoMarx (Unifesp). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2575803021196614. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6415-6977. E-mail: leonardo.carnut@unifesp.br.

Raquel Barbosa Pissardo, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de São Bernardo do Campo (PRMFC-SBC)

Especialista em Medicina de Família e Comunidade (Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de São Bernardo do Campo). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8441332636427708. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5480-8134. E-mail: rbarbosapissardo@gmail.com.

Rafael Nunes Borges, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de São Bernardo do Campo (PRMFC-SBC)

Mestre em Saúde da Família (Unifesp). Preceptor do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de São Bernardo do Campo (PRMFC-SBC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1361972923550267. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6173-0790. E-mail: rafaelnborges1@gmail.com.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Uback, L., Carnut, L., Barbosa Pissardo, R., & Nunes Borges, R. (2024). Crítica ao currículo baseado em competências para Medicina de Família e Comunidade desde a pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(3), 442–460. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.57692