Cultura e trabalho no Novo Ensino Médio (NEM): o canto da sereia sob novas ideias e novos valores
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.58234Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Contrarreforma do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Cultura, TrabalhoResumo
Analisamos a relação entre cultura e trabalho no Novo Ensino Médio (NEM). Demonstramos o papel dos aparelhos privados de hegemonia na formulação, indução e implementação do projeto de sociedade, humanidade e educação substanciado, de forma direta ou indireta, no NEM e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma visão de mundo que busca a assimilação dos preceitos societais hegemônicos e que, no distanciamento dos conhecimentos historicamente produzidos e na reprodução como caráter geral e universal dos elementos do senso comum, busca constituir sujeitos flexíveis as demandas do capital em sua forma atual. As novas ideias e os novos valores mobilizados pelo NEM buscam subsumir a juventude brasileira a naturalização de seu papel de reprodução social na sociedade de classes.
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