A Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Marxista da Dependência: primeiras aproximações para relacionar nossa formação social à educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.58598Palavras-chave:
pedagogia histórico-crítica, teoria marxista da dependência, estado dependente, teorias pedagógicas, políticas educacionaisResumo
Este artigo tem como objetivo iniciar um programa de pesquisas de articulação entre as formulações da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da Teoria Marxista da Dependência (TMD). Essa tentativa para que estas teorias dialoguem compreende que, com os aportes da TMD, é possível aprofundar questões colocadas pela PHC. Entende-se a PHC como uma teoria pedagógica marxista, sem, no entanto, ser uma teoria acabada. Sendo esta uma pedagogia revolucionária pensada no contexto brasileiro, por que não debater a formação social brasileira? Como o país se insere na economia mundial e quais os rebatimentos disto para a educação escolar, em particular, nesta sociedade? Categorias como Estado dependente, superexploração do trabalho e transferência de valor são fundamentais nesse sentido.
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