A Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Marxista da Dependência: primeiras aproximações para relacionar nossa formação social à educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.58598

Palavras-chave:

pedagogia histórico-crítica, teoria marxista da dependência, estado dependente, teorias pedagógicas, políticas educacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo iniciar um programa de pesquisas de articulação entre as formulações da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da Teoria Marxista da Dependência (TMD). Essa tentativa para que estas teorias dialoguem compreende que, com os aportes da TMD, é possível aprofundar questões colocadas pela PHC. Entende-se a PHC como uma teoria pedagógica marxista, sem, no entanto, ser uma teoria acabada. Sendo esta uma pedagogia revolucionária pensada no contexto brasileiro, por que não debater a formação social brasileira? Como o país se insere na economia mundial e quais os rebatimentos disto para a educação escolar, em particular, nesta sociedade? Categorias como Estado dependente, superexploração do trabalho e transferência de valor são fundamentais nesse sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Kaplan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Doutor em Educação (UFRJ). Professor adjunto do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EDU/Uerj). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Leituras e Investigações sobre Questões de Ensino de Ciências e Sociedade (Liquens-Uerj). Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/5484172056636366. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6853-6683. E-mail: leonardokaplan@gmail.com.

Referências

ACCIOLY, I.; GAWRYSZEWSKI, B.; NASCIMENTO, L. Commodifying Education in a Dependent Capitalist Country. In: LEHER, R.; ACCIOLY, I. (Ed.) Commodifying Education: Theoretical and Methodological Aspects of Financialization of Education Policies in Brazil. Rotterdam/Boston/Taipei: Sense Publishers, 2016, p. 21-36.

ANDRADE, C. A ofensiva burguesa na educação: do enfrentamento à implementação do projeto empresarial pelo PT. Marilia: Lutas Anticapital, 2022.

ANDRADE, C. A estratégia democrático-popular e a educação. In: IASI, M.; FIGUEIREDO, I. M.; NEVES, V. (Orgs.) A estratégia democrático-popular: um inventário crítico. Marilia: Lutas Anticapital, 2019, p. 379-403.

BAMBIRRA, V. O capitalismo dependente latino-americano. 3a ed. Florianópolis: Editora Insular, 2015.

BARBOSA, C. S.; KAPLAN, L.; SOUZA, J. C. L. Ciências Humanas e Sociais no Novo Ensino Médio na rota do ultraliberalismo e do neoconservadorismo: a particularidade do Rio de Janeiro. Horizontes, vol. 42, n. 1, 2024, p. 1-25.

BICHIR, M. M. A Teoria Marxista da Dependência e a categoria Estado dependente. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 16, n. 2, p. 213-236.

BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CORRÊA, M. B. Capitalismo dependente e a subordinação das Políticas públicas educacionais para o ensino Superior nos governos FHC e Lula (1995-2010): contribuição crítica com base na teoria marxista da dependência. Tese (Doutorado em Educação). Santa Maria: UFSM, 2021.

DOS SANTOS, T. Socialismo ou fascismo: o novo caráter da dependência e o dilema latino-americano. Florianópolis: Editora Insular, 2018.

DOS SANTOS, T. Subdesenvolvimento e dependência. In: LÖWY, M. O marxismo na América Latina: uma antologia de 1909 aos dias atuais. 2a edição ampliada.São Paulo: Ed. Fund. Perseu Abramo, 2006, p. 394-398.

DUARTE, N. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M., DUARTE, N. (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora UNESP, 2010, p. 33-49. Disponível em https://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034-03.pdf

HARNECKER, M.; URIBE, G. Cadernos de Educação Popular. Vol. 1 - Explorados e Exploradores. São Paulo: Global Editora, 1979.

IASI, M.; FIGUEIREDO, I. M.; NEVES, V. (Orgs.) A estratégia democrático-popular: um inventário crítico. Marilia: Lutas Anticapital, 2019.

KOHAN, N. Dicionário básico de categorias marxistas. In: Kohan, N. Marxismo para principiantes. 1. ed. Longseller, 2005.

LENIN, V. I. Nosso programa. Artigos para a Rabotchaia Gazeta. Estratégia e tática da hegemonia proletária. São Paulo: Lavrapalavra, 2023, p. 51-55.

LENIN, V. I. Kommunismus. Revista de La Internacional Comunista para Los Paises de Europa Sudoriental, n. 11, 14 de junho de 1920. Obras completas, tomo 41, maio-novembro de 1920. Editorial Progreso Moscú, p. 139-141, 1986.

LUCE, M. S. Teoria Marxista da Dependência: problemas e categorias. Uma visão histórica. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

MARINI, R. M. Subdesenvolvimento e revolução. 5. ed. Florianópolis: Insular, 2014.

MARINI, R. M. Dialética da dependência. In: Traspadini, R. e Stédile, J. P. (Orgs). Ruy Mauro Marini: vida e obra. São Paulo: Ed. Expressão Popular, 2011. p. 131-172.

MARX, K. O Capital – Crítica da Economia Política – Livro 1 – Volume I. 28. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MARX, K. Formas que precederam a produção capitalista. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, pp. 388-423, 2011a.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARSIGLIA, A. C. G. (Org.) Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados, 2011.

MASCARO, A. L. Sociologia do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2024.

MEDEIROS, M. Os ricos e os pobres: o Brasil e a desigualdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

NEVES, A. A. S.; MARTINS, A. S.; SOUZA, C. A. S.; FALLEIROS, I.; NEVES, L. M. W. Mudanças na educação básica no capitalismo neoliberal de Terceira Via no Brasil. In: MARTINS, A. S.; NEVES, L. M. W. (Orgs). Educação Básica: tragédia anunciada? São Paulo: Xamã, 2015, p. 23-44.

NOVAES, H. T.; OKUMURA, J. H. Introdução à política educacional em tempos de barbárie. Marilia: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.

OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2013.

OSORIO, J. Sobre o Estado, o poder político e o Estado dependente. In: SANTOS, R. S.; PITILO, J. C. P.; VILLAMAR, M. C. V. (Orgs.) América Latina na encruzilhada. São Paulo: Autonomia Literária, 2020, p. 38-65.

OSORIO, J. Conyuntura: cuestiones teóricas y políticas. Ciudad de México: Editorial

Itaca, 2019.

OSORIO, J. Capitalismo, Estado y sistema mundial: contradicciones económicas y políticas. Crítica Marxista, Campinas, n. 44, p. 73-85, 2017.

OSORIO, J. Padrão de reprodução do capital: uma proposta teórica. In: FERREIRA, C.; OSORIO, J.; LUCE, M. (Orgs.) Padrão de reprodução do capital: contribuições da teoria marxista da dependência. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 37-86.

PERICÁS, L. B. (Org.) Caminhos da Revolução Brasileira. São Paulo: Boitempo, 2019.

PERICÁS, L. B; SECCO, L. Intérpretes do Brasil: clássicos, rebeldes e renegados. São Paulo: Boitempo, 2014.

POULANTZAS, N. Poder político e classes sociais. São Paulo: Martins Fontes, 2a ed. 1986.

ROLEMBERG, G. O padrão exportador de especialização produtiva brasileiro: tendências da formação econômico-social brasileira em diálogo com a abordagem do padrão de reprodução do capital. Espaço e Economia: Revista Brasileira de Geografia Econômica, ano XIII, n. 27, 2024, p. 1-20.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 12 ed. Campinas: Autores Associados, 2021.

SAVIANI, D. Entrevista com Dermeval Saviani: modo de produção capitalista e a pedagogia histórico-crítica (entrevistado por Maria de Fátima Rodrigues Pereira & Elza Margarida de Mendonça Peixoto). In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.) Conhecimento escolar e luta de classes: a pedagogia histórico-crítica contra a barbárie. Campinas: Autores Associados, 2021a, p. 187-197.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, D. Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. Interface: comunicação saúde educação, ano 21, n. 62, 2017, p. 711-724.

SAVIANI, D. Panorama histórico do processo de construção da pedagogia socialista no Brasil. In: CALDART, R.; VILLAS BÔAS, R. L. (Orgs.). Pedagogia socialista: legado da revolução de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão Popular, 2017a, p. 103-125.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Ed. Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Teorias pedagógicas contra-hegemônicas no Brasil. Revista Ideação, vol. 10, n. 2, 2008a, p. 11-28. Disponível em https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4465 Acesso em 04 de novembro de 2023.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SILVA, J. M.; FAZZIO, G. L. Prefácio. Pátria socialista ou morte: marxismo latino-americano e caribenho. São Paulo: Autonomia Literária, 2023.

SILVA, S. Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil. São Paulo: Ed. AlfaOmega, 1976.

WASSERMAN, C. A teoria da dependência: do nacional-desenvolvimentismo ao neoliberalismo. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Kaplan, L. (2024). A Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Marxista da Dependência: primeiras aproximações para relacionar nossa formação social à educação no Brasil. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(3), 332–353. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.58598