O marxismo em “Educação Física: raízes europeias e Brasil” de C. L. Soares
Palavras-chave:
Marxismo, Raízes europeias, Educação Física, Carmen Lúcia SoaresResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a presença do marxismo na publicação “Educação Física: raízes europeias e Brasil”, de Carmen Lúcia Soares (2012). Publicada em 1994 como livro, é fruto de sua dissertação de mestrado em educação pela PUC-SP em 1990. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, tendo o texto de Carmen Lúcia como campo da investigação, procedendo assim uma análise documental. Para isso, foi realizada a leitura, fichamento e análise de autores e autoras emblemáticos da tradição marxiana e marxista (MÉSZÁROS, 2015; WOOD, 2003), além da análise do livro “Educação Física: raízes europeias e Brasil” (SOARES, 2012), expondo suas características e contradições. Com isso, observamos que, apesar de apresentar referências marxistas, Carmen Lúcia as utilizou apenas para contextualização histórica. Ao longo do texto, apresentou uma crítica genérica à ciência e uma especial atenção ao discurso como meio de apreensão da realidade, ao invés da análise da realidade concreta. Concluímos, portanto, que a tradição marxista se fez presente parcialmente na obra.
Downloads
Referências
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
DAOLIO, J. Educação Física Brasileira: autores e atores da década de 80. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, v. 18, n.03, p. 182-191, 1997.
HEROLD JUNIOR, C. Os usos da categoria trabalho na educação física. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, p. 48–58, 2009. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639613. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/ index.php/histedbr/article/view/8639613.
LOVISOLO, H. R. Educação Física: A arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.
LOSURDO, D. A Luta de Classes: uma história política e filosófica. São Paulo: Boitempo Editorial: 2015.
MELO, M. P.; CARNEIRO, A. B.; MAGALHÃES, C. H. F. "Educação Física Progressista"? Ou marxismo sem Marx: uma reflexão sobre o movimento renovador da Educação Física na década de 1980. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 594–609.
MELO, M. P.; GAWRYSZEWSKI, B.; MORAES, V. C. A. A educação física e aprendizagem social: um diálogo de Bracht com a filosofia marxista. Revista Cocar, v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4801>. Acesso em: 13 jan. 2022
MELO, M. P; KHALIL, G. J.; SILVA E. G.; MAGALHÃES, C. H. F. Educação Física cuida do corpo e mente de João Paulo Subirá Medina: marxismo sem Marx e a difícil tarefa de semear no deserto. MIMEO. 2023.
MÉSZÁROS, I. A Montanha que devemos conquistar. São Paulo: Boitempo: 2015
SOARES, C. L. Educação Física: Raízes Europeias e Brasil. 5ª edição. Campinas: Autores Associados, 2012.
WOOD, E. M. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;