Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Germinal: marxismo e educação em debate
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a revista
Submissões
Equipe editorial
Declaração de privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 17 n. 2 (2025): Marxismo e educação: desafios contemporâneos (II)
v. 17 n. 2 (2025): Marxismo e educação: desafios contemporâneos (II)
Publicado:
2025-09-30
Editorial
Marxismo e educação: desafios contemporâneos (parte II)
Hélio da Silva Messeder Neto, Giselle Modé Magalhães
1-7
PDF
Entrevista
Paciência histórica e coletividade: uma trajetória de luta na e pela educação pública brasileira
Ana Carolina Galvão
8-19
PDF
Dossiê
Educação, ideologia e alienação: reflexões ontológicas a partir de Lukács
Marllon Moreti de Souza Rosa, Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
20-30
PDF
A formação docente na agenda do Banco Mundial
Priscila Azevedo, Betânia Moreira
31-42
PDF
O trabalho docente e a inteligência artificial na transição do livro didático de papel para o digital
Paula Mara de Melo, Erlando da Silva Rêses
43-58
PDF
O trabalho em plataformas e a educação: uma pandemia de oportunidades
Lucio Braga
59-79
PDF
Aprender a aprender em escala industrial: construtivismo e pós-modernismo em disciplinas de licenciatura da Univesp
João Pedro Nardy, Ana Verônica de Alencar, Matan Ankava, Rodrigo Castilho Freitas
80-104
PDF
A constitucionalização do esporte e da educação e os programas de esporte na escola no século XXI: o Estado dependente e autocrático brasileiro
Rebeca Signorelli Miguel, Newton Antonio Paciulli Bryan, Débora Mazza
105-128
PDF
A implementação da reforma do ensino médio na rede pública paulista
André Ortega, Joana D'Arc Germano Hollerbach
129-158
PDF
A produção teórica da pedagogia histórico-crítica sobre currículo
Bruna Medina, Leonardo Docena Pina
159-181
PDF
Artigos
A subjetividade sob o regime de acumulação financeirizado: uma análise sobre a construção da consciência no ápice da mistificação capitalista
Larissa Bulhões
182-203
PDF
Objetivo e escopo da "teoria da decadência ideológica" de Lukács
Francisco Malê Vettorazzo Cannalonga, Jonnefer Francisco Barbosa
204-225
PDF
Teoria da história e filosofia da práxis em Caio Prado: um marxista inovador
Yuri Martins-Fontes Leichsenring
226-242
PDF
Emancipação política e emancipação humana a partir da relação indivíduo-gênero humano
Luiza Miranda Furtuoso
243-256
PDF
Formação da mulher angolana na mira do capital: considerações acerca do "PAT II" na política educacional angolana
Filipe Kalenguessa
257-276
PDF
Diálogos possíveis: Lukács-Postone e a aporia de Kurz
Paulo Henrique Furtado de Araujo
277-297
PDF
O marxismo em “Educação Física: raízes europeias e Brasil” de C. L. Soares
Marcelo Paula de Melo, Edson Marcelo Hungaro, Julia Brito Diniz
298-315
PDF
Ética capitalista e o juízo ético-crítico marxista
Tuany Baron
316-329
PDF
Clássico/Documentos
Educar o homem para vencer a guerra, criar uma sociedade nova e desenvolver a pátria.
Samora Machel
330-339
PDF
Resenhas
Bases anticoloniais para o ensino histórico-crítico de química: primeiras incinerações [Pedro Magalhães]
Paloma Nascimento dos Santos
339-343
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Palavras-chave
Mais lidos
IF's: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX
7647
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
5693
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica
3861
Colonialismo digital, racismo e acumulação primitiva de dados
2484
O materialismo histórico e dialético e pesquisa em educação: considerações metodológicas a partir das obras de Marx
2043