Grande capital e o sentido do desenvolvimento capitalista em uma formação econômico-social: proposta de uma cartografia categorial
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.59877Palavras-chave:
Grande capital, Padrão de reprodução do capital, Teoria da DependênciaResumo
A categoria de grande capital é central para a delimitação do sentido do desenvolvimento capitalista em determinada formação econômico-social, e buscamos demonstrá-lo com base no papel que cumpre na definição das referências setoriais, tecnológicas, organizacionais e produtivas para o conjunto da acumulação de capital. Da mesma maneira, o grande capital constitui o polo dinâmico do padrão de reprodução do capital, o qual estrutura as relações políticas entre as diferentes classes sociais e delimita o horizonte de possibilidades do exercício do poder político.
Downloads
Referências
BONENTE, Bianca Imbiriba. Desenvolvimento em Marx e na teoria econômica: por uma crítica negativa do desenvolvimento capitalista. Niterói: Eduff, 2016.
CORRÊA, Hugo. Teorias do imperialismo no século XXI: (in)adequações do debate no marxismo. Tese (Doutorado em Economia). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.
HUSSEIN, Awnar. Hilferding’s Finance Capital. Bulletin of the Conference of Socialist Economists, vol. V, 1-18, 1976.
LENIN, Vladimir I. O imperialismo: fase superior do capitalismo. São Paulo: Global, 1979
LENIN, Vladimir I. O Estado e a revolução: o que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
LESSA, Carlos. A estratégia de desenvolvimento: sonho e fracasso. Brasília: Fundação Centro de Formação do Servidor Público, 1988.
MAGDOFF, Harry. The age of imperialism: the economics of US foreign policy. Nova Iorque: NYU Press, 1969.
MARINI, Ruy Mauro. Sobre el patrón de reproducción de capital em Chile. Cuadernos CIDAMO, n. 7, 1982.
MARINI, Ruy Mauro. Dialética da Dependência. In: TRASPADINI, Roberta; STEDILE, João Pedro (Org.).Ruy Mauro Marini: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
MARINI, Ruy Mauro. O ciclo do capital na economia dependente. In.: FERREIRA, C; OSORIO, J; LUCE, M. (orgs). Padrão de reprodução do capital: contribuições da teoria marxista da dependência. São Paulo: Boitempo, 2012.
OSORIO, Jaime. Padrão de reprodução do capital: uma proposta teórica. In.: FERREIRA, C; OSORIO, J; LUCE, M. (orgs). Padrão de reprodução do capital: contribuições da teoria marxista da dependência. São Paulo: Boitempo, 2012.
OSORIO, Jaime. O Estado no centro da mundialização. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.
SOUZA, Nilson A. Crisis y lucha de clases en Brasil: 1974-1978. Tese (Doutorado em Economia) – Universidade Nacional Autónoma de México, Faculdade Nacional de Economia, Cidade do México, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).