O empresariado como "sujeito oculto" da Base Nacional Comum Curricular: uma análise histórico-crítica da política educacional curricular brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.60359

Palavras-chave:

Reformas empresariais, Políticas educacionais, Privatização, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Este texto tem como objetivo principal analisar o papel do empresariado no processo de elaboração e aprovação da BNCC. Discute a historicidade da proposta do currículo comum na educação brasileira e examina o processo de formulação da BNCC, destacando as arbitrariedades políticas e institucionais praticadas pelo governo Temer. O estudo observa, ainda, os interesses do empresariado na política curricular, desvelando como esse segmento da sociedade agiu para produzir consenso relativo à proposta agora vigente. A fim de se aproximar do objeto em suas características estruturais e apreender a sua complexidade, o artigo toma como referência a pedagogia histórico-crítica, teoria a partir da qual explora uma soma de documentos oficiais. Conclui que as forças políticas e econômicas que articularam a BNCC vislumbram a privatização do setor educacional, bem como a instituição de um currículo comprometido com a formação de mão de obra simples, indiferenciada e submetida às iniquidades do sistema.

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Biografia do Autor

Robson Machado, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Rede Jesuíta de Educação. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR/Unicamp. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8469339321228318. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5866-2734. E-mail: robsonmachado.historia@gmail.com.

Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR/Unicamp. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3154129259912603. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6392-0697. E-mail: rhrs@unicamp.br.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Machado, R., & Silva, R. H. dos R. (2024). O empresariado como &quot;sujeito oculto&quot; da Base Nacional Comum Curricular: uma análise histórico-crítica da política educacional curricular brasileira. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(3), 354–374. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.60359