Aproximações da Educação Física com a Pedagogia histórico-crítica: os eventos científicos em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.61360

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Teorias Educacionais, Crítica, Literatura

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as aproximações da Educação Física com a pedagogia histórico-crítica a partir da análise de trabalhos acadêmicos publicados em eventos científicos. Os eventos analisados são aqueles específicos da pedagogia histórico crítica e o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte-CONBRACE. A análise se deu nos Anais dos eventos a partir dos descritores “educação física” e “histórico-crítica” e; “educação física” e “histórico-cultural”, em um recorte temporal de 1996 a 2019. Na sequência foi realizada a leitura dos resumos para avaliar se realmente estavam inseridos na temática. Ao final, restaram 72 trabalhos dentro dos critérios de seleção elencados. Conclui-se que houve um movimento crescente nas produções sobre o tema nestes eventos.

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Biografia do Autor

Leonardo Carlos de Andrade, Instituto Federal Goiano

Mestre em Educação Física (UFG). Professor do Instituto Fedral Goiano. Pesquisador do Grupo Ecos: Educação Física, trabalho e formação: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/766762 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2907496824880870 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0324-6079 E-mail: leonardoandradeprof@gmail.com 

Roberto Pereira Furtado, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação (UFG). Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG. Líder do Grupo ECOS: Educação Física, trabalho e formação: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/766762  Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/4253703423730148 Orcid:  https://orcid.org/0000-0003-4237-0045 E-mail: roberto.furtado@ufg.br

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Carlos de Andrade, L. ., & Pereira Furtado, R. (2024). Aproximações da Educação Física com a Pedagogia histórico-crítica: os eventos científicos em foco. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(3), 424–441. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.61360