Aproximações da Educação Física com a Pedagogia histórico-crítica: os eventos científicos em foco
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.61360Palavras-chave:
Educação Física, Escola, Teorias Educacionais, Crítica, LiteraturaResumo
O objetivo deste artigo é apresentar as aproximações da Educação Física com a pedagogia histórico-crítica a partir da análise de trabalhos acadêmicos publicados em eventos científicos. Os eventos analisados são aqueles específicos da pedagogia histórico crítica e o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte-CONBRACE. A análise se deu nos Anais dos eventos a partir dos descritores “educação física” e “histórico-crítica” e; “educação física” e “histórico-cultural”, em um recorte temporal de 1996 a 2019. Na sequência foi realizada a leitura dos resumos para avaliar se realmente estavam inseridos na temática. Ao final, restaram 72 trabalhos dentro dos critérios de seleção elencados. Conclui-se que houve um movimento crescente nas produções sobre o tema nestes eventos.
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