Mark Fisher e educação: realismo capitalista e reformas empresariais
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.61967Palavras-chave:
Mark Fisher, Realismo Capitalista, Reformas Empresariais, Neoliberalismo, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
Este artigo objetiva mobilizar o arsenal teórico desenvolvido por Mark Fisher, filósofo e teórico cultural britânico que viveu de 1968 a 2017, para compreender as reformas empresariais na educação, com um viés crítico e a partir da luta de classes, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica. Analisa-se e define-se, por conseguinte, o que é o realismo capitalista, nó central nos escritos fisherianos, embasando-se tanto em livros e em artigos do autor quanto em comentadores posteriores. Em seguida, após entender como se manifesta essa aceitação tipicamente relutante permeada por fatalismo e conformismo, discute-se como as reformas empresariais representam a privatização da educação, mercantilizada, sob aquilo que Fisher denominou de ontologia empresarial.
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