Mark Fisher e educação: realismo capitalista e reformas empresariais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.61967

Palavras-chave:

Mark Fisher, Realismo Capitalista, Reformas Empresariais, Neoliberalismo, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo objetiva mobilizar o arsenal teórico desenvolvido por Mark Fisher, filósofo e teórico cultural britânico que viveu de 1968 a 2017, para compreender as reformas empresariais na educação, com um viés crítico e a partir da luta de classes, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica. Analisa-se e define-se, por conseguinte, o que é o realismo capitalista, nó central nos escritos fisherianos, embasando-se tanto em livros e em artigos do autor quanto em comentadores posteriores. Em seguida, após entender como se manifesta essa aceitação tipicamente relutante permeada por fatalismo e conformismo, discute-se como as reformas empresariais representam a privatização da educação, mercantilizada, sob aquilo que Fisher denominou de ontologia empresarial.

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Biografia do Autor

Vinícius Carluccio de Andrade, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduando em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0698603337281464. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5638-9420. E-mail: viniciuscandrade4@gmail.com.

Rafael Vidotte Mativi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduando em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3061786147313303  Orcid: https://orcid.org/0009-0009-7256-1070  E-mail: rafaelvidotte321@gmail.com

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Carluccio de Andrade, V., & Vidotte Mativi, R. (2024). Mark Fisher e educação: realismo capitalista e reformas empresariais. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(3), 407–423. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.61967