A educação enquanto complexo social: esboço de uma crítica ontológica necessária
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.62190Palavras-chave:
György Lukács, Ontologia do Ser Social, A Reprodução, EducaçãoResumo
Este trabalho, de caráter teórico, tem como objetivo desenvolver uma análise ontológica da educação a partir da ontologia de György Lukács, destacando sua relação com a reprodução social. A pesquisa foi construída por meio de leitura crítica e imanente da obra Para uma Ontologia do Ser Social, debruçando-nos, especificamente sobre o Capítulo II (A Reprodução) do Tomo II da obra. Entendemos que a crítica ontológica da educação é necessária, pois nos leva a compreender que a função social desse complexo é a continuidade, a permanência, a conservação da reprodução social. Isso, em si, não é um problema, pois há que se reproduzir a vida social para a permanência da espécie. O grande problema se encontra no modelo de reprodução que a educação está trabalhando para conservar.
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