A educação enquanto complexo social: esboço de uma crítica ontológica necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.62190

Palavras-chave:

György Lukács, Ontologia do Ser Social, A Reprodução, Educação

Resumo

Este trabalho, de caráter teórico, tem como objetivo desenvolver uma análise ontológica da educação a partir da ontologia de György Lukács, destacando sua relação com a reprodução social. A pesquisa foi construída por meio de leitura crítica e imanente da obra Para uma Ontologia do Ser Social, debruçando-nos, especificamente sobre o Capítulo II (A Reprodução) do Tomo II da obra. Entendemos que a crítica ontológica da educação é necessária, pois nos leva a compreender que a função social desse complexo é a continuidade, a permanência, a conservação da reprodução social. Isso, em si, não é um problema, pois há que se reproduzir a vida social para a permanência da espécie. O grande problema se encontra no modelo de reprodução que a educação está trabalhando para conservar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marllon Moreti de Souza Rosa, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor da rede estadual de educação do Estado do Paraná. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ensino e Epistemologia da Ciência (UEL). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2758212184666215. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1008-8013. E-mail: marllonmoretti6@gmail.com

 

Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino e Epistemologia da Ciência (UEL). Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0078830840463434. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1945-4606. Email: mariana.bologna@gmail.com

Referências

DUAYER, Mario; ESCURRA, María Fernanda; SIQUEIRA, Andrea Vieira. A ontologia de Lukács e a restauração da crítica ontológica em Marx. Katálysis, Florianópolis, v. 16, p. 17-25, 2013.

ENGELS, Friedrich. A dialética da natureza. São Paulo: Boitempo, 2020.

ENGELS, Friedrich. A origem da propriedade privada, da família e do Estado. São Paulo: Boitempo, 2019.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2008.

EVANS-PRITCHARD, Edward E.; PERRONE-MOISÉS, Beatriz. Antropologia social: passado e presente. Cadernos de Campo, (São Paulo-1991), v. 30, n. 2, p. e191852-e191852, 2021.

GHIDINI, Rafael; MORMUL, Najla Mehanna. Revolução agrícola neolítica e o surgimento do Estado classista: breve reconstituição histórica. Revista de Ciências do Estado, v. 5, n. 1, p. 1-20, 2020.

GODELIER, Maurice. Territory and property in primitive society. Social Science Information, v. 17, n. 3, p. 399-426, 1978.

GODELIER, Maurice. The imagined, the imaginary and the symbolic. Verso Books, 2020.

GODELIER, Maurice. The origins of male domination. London: New Left Review, 1981.

HSU, Francis LK. Rethinking the Concept" Primitive". Current Anthropology, v. 5, n. 3, p. 169-178, 1964.

KANG, Liu. Hegemony and cultural revolution. New literary history, v. 28, n. 1, p. 69-86, 1997.

KUPER, Adam. A reinvenção da sociedade primitiva: transformações de um mito. Recife: Editora Universitária UFPE, 2008.

LÉVY-BRUHL, Lucien. A mentalidade primitiva. Clube de Autores, 2015.

LUKÁCS, Georg. Para a Ontologia do Ser Social Volume 14. Maceió: Coletivo Veredas, 2018.

MACENO, Talvanes Eugênio. Educação e reprodução social: a perspectiva da crítica marxista. São Paulo: Instituto Lukács, 2017.

MARX, Karl. A Introdução de 1857 - O método da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, Karl. A mercadoria. São Paulo: Ática, 2006.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

MARX, Karl. Salário, preço e lucro. Editora Bibliomundi, 2023.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MINTZ, Sidney W. Caribbean transformations. Routledge, 2017.

QUIRINO, Francisco Alves. A implementação do Novo Ensino Médio: uma análise comparativa entre contextos de escolas públicas e privadas no DF. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. A origem da desigualdade entre os homens. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SANTOS, Felipe Néo et al. Trabalho e ser social: uma análise crítica acerca da relação onto-histórica. Research, Society and Development, v. 12, n. 2, p. e13012240088-e13012240088, 2023.

SAPIR, Edward. Selected writings of Edward Sapir in language, culture and personality. University of California Press, 2023.

SARTORI, Vitor Bartoletti. Lukács e a crítica ontológica ao direito. São Paulo: Cortez, 2014.

SARTORI, Vitor Bartoletti. Moral, ética e Direito: Lukács e a teoria do Direito. Sapere Aude, v. 6, n. 11, p. 244-264, 2015.

SARTORI, Vitor. A obra madura de Lukács: sobre a correlação entre ética e ontologia. Katálysis, Florianópolis, v. 25, p. 337-345, 2022.

SARTORI, Vitor. Lukács e a especificidade da questão da ética: apontamento sobre a crítica lukacisiana ao Direito e à moral. Direitos humanos e democracia, v. 6, n. 11, p. 281-327, 2018.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. Resenha de: ALVES. GL Revista brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 173-178, 2008.

SCHRAM, Stuart Reynolds. The thought of Mao Tse-tung. Cambridge University Press, 1989.

TERTULIAN, Nicolás. O pensamento do último Lukács. Outubro, São Paulo, v.16, n.2, p. 219-248, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Rosa, M. M. de S., & Andrade, M. A. B. S. de . (2024). A educação enquanto complexo social: esboço de uma crítica ontológica necessária. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(3), 386–406. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.62190