A produção teórica da pedagogia histórico-crítica sobre currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.62396

Palavras-chave:

Educação escolar, Currículo, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar a produção teórica da pedagogia histórico-crítica sobre currículo, buscando captar suas contribuições para a educação básica. A partir dos critérios para delimitar as fontes de análise, foi possível selecionar dezenove artigos publicados em periódicos sobre o tema em questão. O processo de análise desses textos captou quatro categorias de conteúdo, a saber: concepção de ser humano, concepção de educação escolar, concepção de currículo e concepção de política educacional. Tais categorias comprovam a contribuição da produção teórica analisada para a educação básica, sobretudo no que diz respeito à divulgação de concepções nucleares da pedagogia histórico-crítica para enfrentarmos o desafio da escola pública em sua radicalidade.

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Biografia do Autor

Bruna Medina

Mestre em Educação (UFRJ). Professora da rede pública municipal de Juiz de fora/MG e da rede pública estadual de Minas Gerais. Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas sobre pedagogia histórico-crítica e educação básica, dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7007303655186184. Pesquisadora do Coletivo de Estudos de Políticas de Esportes, Lazer e Educação Física - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8134916068574686. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8328185831464166. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4554-6878. E-mail: brunamedina04@gmail.com

Leonardo Docena Pina, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutor em Educação (UFJF), Mestre em Educação (UFJF) e Licenciado em Educação Física (UFJF). Professor do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Líder do Grupo de Estudos sobre pedagogia histórico-crítica e educação básica - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6636426278985367. Pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre trabalho, educação e política educacional - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1087602823450749. 

 

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

Medina, B., & Pina, L. D. (2025). A produção teórica da pedagogia histórico-crítica sobre currículo. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(2), 159–181. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.62396