Concepções de tecnologia-educação e de desenvolvimento tecnológico: um olhar histórico-crítico para as pesquisas CTS na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.63095Palavras-chave:
Tecnologia, Abordagem CTSA, Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de ciências, Relações Conteúdo-FormaResumo
O presente estudo investigou as concepções de tecnologia-educação e as abordagens para desenvolvimento tecnológico em pesquisas fundamentadas na abordagem CTS. Tomaram-se essas concepções e abordagens enquanto indicativos das relações entre forma e conteúdo nos artigos. A análise se justifica pela necessidade de se estabelecer uma coesão epistemológica dialética, ou seja, não dicotomizar as relações entre educação, ciência, tecnologia e sociedade. Nossas análises apontam que as práticas educativas efetivadas nas pesquisas desenvolvidas dissociam conteúdo e forma, e se aproximam de uma concepção crítico-reprodutivista de educação. Por fim, intencionando superar essas possíveis fragilidades, estabelecem-se apontamentos de superação da ordem hegemônica, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica.
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