Concepções de tecnologia-educação e de desenvolvimento tecnológico: um olhar histórico-crítico para as pesquisas CTS na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.63095

Palavras-chave:

Tecnologia, Abordagem CTSA, Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino de ciências, Relações Conteúdo-Forma

Resumo

O presente estudo investigou as concepções de tecnologia-educação e as abordagens para desenvolvimento tecnológico em pesquisas fundamentadas na abordagem CTS. Tomaram-se essas concepções e abordagens enquanto indicativos das relações entre forma e conteúdo nos artigos. A análise se justifica pela necessidade de se estabelecer uma coesão epistemológica dialética, ou seja, não dicotomizar as relações entre educação, ciência, tecnologia e sociedade. Nossas análises apontam que as práticas educativas efetivadas nas pesquisas desenvolvidas dissociam conteúdo e forma, e se aproximam de uma concepção crítico-reprodutivista de educação. Por fim, intencionando superar essas possíveis fragilidades, estabelecem-se apontamentos de superação da ordem hegemônica, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica.

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Biografia do Autor

Gabriel Barbosa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na mesma instituição (PPGECM-UFG). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Colligat- repensando a formação de professores de ciências e biologia (https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/34976) no Laboratório de História, Filosofia e Ensino de Biologia na Educação Escolar (LaHFiEBEE-UFG). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2225118010103978. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6945-5842. Email: gabriel17rocha04@gmail.com

Mikaelly Oliveira , Universidade Federal de Goiás (UFG)

Especialista em Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Trabalho Docente e Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação pela mesma instituição (PPGE-UFG). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro integrante do grupo de pesquisa KADJÓT- Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação (https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42962). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9159681579743819. Orcid: https://orcid.org/0009-0004-8432-8827. Email: mikaelly_ferraz@discente.ufg.br

Jhonny Echalar, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente da Faculdade de Educação (UFG) das disciplinas de Políticas educacionais no Brasil e Gestão e organização do trabalho pedagógico, assim como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM UFG). Integrante do KADJÓT - Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a Educação (https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42962). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5746522784363534. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4056-2804.  Email: jhonnyechalar@ufg.br

Adda Daniela Echalar, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM UFG), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UFG) e do Departamento de Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas (DEC ICB) - UFG. Líder do grupo de pesquisa KADJÓT -Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação (https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42962). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3758976350155947. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3026-8860. Email: adda.daniela@ufg.br

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

da Rocha Barbosa, G., Ferraz de Oliveira, M. ., David Echalar, J., & Lima Figueiredo Echalar, A. D. . (2024). Concepções de tecnologia-educação e de desenvolvimento tecnológico: um olhar histórico-crítico para as pesquisas CTS na educação básica. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(3), 207–230. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.63095