A formação docente na agenda do Banco Mundial
Palavras-chave:
Educação, Formação docente, Banco Mundial, CapitalResumo
O objetivo é analisar as intervenções do Banco Mundial para a formação docente na atualidade. Metodologicamente utilizamos do Materialismo Histórico Dialético, com abordagem qualitativa, subsidiada pela investigação bibliográfica e documental. Especificamente realizamos a análise de quatro documentos elaborados por essa agência, os quais recomendam diretrizes educacionais a serem adotadas pelos países periféricos, entre eles o Brasil. Observa-se que essa agência tem concedido empréstimos e assessoria técnica aos países membros, desempenhando, com isso, uma influência expressiva na produção intelectual, por meio da elaboração de um conjunto de documentos que orientam a implementação das políticas educacionais e consequentemente a formação docente.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: editora Cortez, 2003.
BANCO MUNDIAL. Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil: próximos passos – sumário executivo. 2010. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7289-banco-mundial-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 21 jun. 2024.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos e o plano de ação para satisfação das necessidades básicas de Aprendizagem. Jomtien, Tailandia, 1990.
BANCO MUNDIAL. Prioridades y Estrategias para La Educacion: examen del Banco Mundial. Washington, DC: World Bank. 1996.
BANCO MUNDIAL. Um Ajuste Justo: Análise da eficiência e da equidade do gasto público no Brasil. Washington, Grupo Banco Mundial, 2017.
FRERES, H; RABELO, J; MENDES SEGUNDO, M. D. Governo e empresariado: a grande aliança em prol do mercado da educação para todos. In: JIMENEZ, S; RABELO, J; SEGUNDO, M. D.D. Marxismo, Educação e Luta de Classe: pressupostos ontológicos e desdobramentos ídeo-políticos. Fortaleza: EDUECE, 2010.
GUERRA, D.; FIGUEIREDO, I. M. Z. Proposições do Banco Mundial para a política educacional brasileira (2016-2018). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e231359, 2021.
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1993.
LIMA, Katia. Contra-Reforma na Educação Superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.
MENDES SEGUNDO, M. D.; JIMENEZ, S. O papel do Banco Mundial na Reestruturação do capital: estratégias e inserção na política educacional brasileira. In: RABELO, J.; JIMENEZ, S.; SEGUNDO, M.D.M. (org.). O movimento de educação para todos e a crítica marxista. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2015.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.
OLIVEIRA, Francisco de. Neoliberalismo à brasileira. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs). Pós Neoliberalismo: As Políticas Sociais e o Estado Democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
SADER, E. Prefácio. In: MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.
TONET, Ivo. A educação numa encruzilhada. In: MENEZES, Ana Maria Dorta; FIGUEIREDO, Fábio Fonseca. Trabalho, sociabilidade e educação: uma crítica à ordem do capital. Fortaleza: Editora UFC, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;