A formação docente na agenda do Banco Mundial

Autores

Palavras-chave:

Educação, Formação docente, Banco Mundial, Capital

Resumo

O objetivo é analisar as intervenções do Banco Mundial para a formação docente na atualidade. Metodologicamente utilizamos do Materialismo Histórico Dialético, com abordagem qualitativa, subsidiada pela investigação bibliográfica e documental. Especificamente realizamos a análise de quatro documentos elaborados por essa agência, os quais recomendam diretrizes educacionais a serem adotadas pelos países periféricos, entre eles o Brasil. Observa-se que essa agência tem concedido empréstimos e assessoria técnica aos países membros, desempenhando, com isso, uma influência expressiva na produção intelectual, por meio da elaboração de um conjunto de documentos que orientam a implementação das políticas educacionais e consequentemente a formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Azevedo, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Município de Senador Pompeu, Ceará. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/1925540544215166Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9521-5279.  E-mail: priscila.azevedo@uece.br.

Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE). Currículo Lattes: betania.moraes@uece.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8760-0380. E-mail: betania.moraes@uece.br.

Betânia Moreira , Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Estágio Pós-Doutoral (UFRN-2015). Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e nos cursos de Pedagogia e Psicologia. Professora do Curso de Direito e Psicóloga Técnica do Núcleo de Prática Jurídica na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Currículo Lattes:    http://lattes.cnpq.br/0834231585359453. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8760-0380. E-mail: betania.moraes@uece.br.

Referências

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: editora Cortez, 2003.

BANCO MUNDIAL. Atingindo uma Educação de Nível Mundial no Brasil: próximos passos – sumário executivo. 2010. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7289-banco-mundial-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 21 jun. 2024.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos e o plano de ação para satisfação das necessidades básicas de Aprendizagem. Jomtien, Tailandia, 1990.

BANCO MUNDIAL. Prioridades y Estrategias para La Educacion: examen del Banco Mundial. Washington, DC: World Bank. 1996.

BANCO MUNDIAL. Um Ajuste Justo: Análise da eficiência e da equidade do gasto público no Brasil. Washington, Grupo Banco Mundial, 2017.

FRERES, H; RABELO, J; MENDES SEGUNDO, M. D. Governo e empresariado: a grande aliança em prol do mercado da educação para todos. In: JIMENEZ, S; RABELO, J; SEGUNDO, M. D.D. Marxismo, Educação e Luta de Classe: pressupostos ontológicos e desdobramentos ídeo-políticos. Fortaleza: EDUECE, 2010.

GUERRA, D.; FIGUEIREDO, I. M. Z. Proposições do Banco Mundial para a política educacional brasileira (2016-2018). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e231359, 2021.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1993.

LIMA, Katia. Contra-Reforma na Educação Superior: de FHC a Lula. São Paulo: Xamã, 2007.

MENDES SEGUNDO, M. D.; JIMENEZ, S. O papel do Banco Mundial na Reestruturação do capital: estratégias e inserção na política educacional brasileira. In: RABELO, J.; JIMENEZ, S.; SEGUNDO, M.D.M. (org.). O movimento de educação para todos e a crítica marxista. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2015.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.

OLIVEIRA, Francisco de. Neoliberalismo à brasileira. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs). Pós Neoliberalismo: As Políticas Sociais e o Estado Democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

SADER, E. Prefácio. In: MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.

TONET, Ivo. A educação numa encruzilhada. In: MENEZES, Ana Maria Dorta; FIGUEIREDO, Fábio Fonseca. Trabalho, sociabilidade e educação: uma crítica à ordem do capital. Fortaleza: Editora UFC, 2003.

Downloads

Publicado

2025-10-08

Como Citar

Azevedo, P., & Moreira , B. . (2025). A formação docente na agenda do Banco Mundial. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(2), 31–42. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63346