Formação da mulher angolana na mira do capital: considerações acerca do "PAT II" na política educacional angolana
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.63508Palavras-chave:
Mulheres, Trabalho, Política Educacional AngolanaResumo
A presente pesquisa de ordem bibliográfica e de análise documental analisa o Projeto de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos (PAT II) na cooptação das demandas femininas, compreendendo a centralidade do Banco Mundial na política educacional angolana. Problematiza o direcionamento das reivindicações femininas para a manutenção da formação de um tipo de força de trabalho, flexível que intensifica a precariedade das relações laborais no contexto angolano, juntamente com a categoria de competência para vida, defendido no PAT II, como elemento essencial para o mercado de trabalho. Como principais conclusões, identifica que os referidos projetos educacionais obedecem à lógica do capital, na medida que, situa-se, na relação entre força produtiva e a formação ideológica (subjetiva) que atende a morfologia sociometabólica do capital.
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