Plataformas digitais na gestão escolar: interfaces entre modernização e controle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.64034

Palavras-chave:

Plataformas digitais, Gestão escolar, Nova gestão pública, Modernização, Controle

Resumo

O uso de plataformas digitais na gestão escolar tem sido cada vez mais recorrente em virtude do discurso hegemônico que vincula à estas a ideia de modernização, eficiência e eficácia. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre o uso das plataformas digitais e a modernização da gestão escolar. Para o efeito, desenvolvemos um estudo bibliográfico. Os resultados evidenciam que o uso das plataformas na gestão escolar tem sido orientado pelos princípios da Nova Gestão Pública e que, nessa perspectiva, o discurso de modernização encobre o aumento do controle na gestão escolar realizado remotamente, podendo vir a comprometer a sua democratização.

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Biografia do Autor

Emanuelly Marques Cardoso , Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestranda em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciada em Química (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da rede Estadual do Rio Grande do Norte (SEEC-RN). Participa do Núcleo de Pesquisa em Educação – NUPED (IFRN/CNPq). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4955592754195303. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-2566-0090. E-mail: manumarquesc@gmail.com.

Daniela Cunha Terto, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutora em Educação (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em Educação (2012) e graduada em Pedagogia (2007) pela mesma instituição. É professora da área de Políticas e gestão escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal Central. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do IFRN vinculada à Linha de pesquisa Política e práxis em Educação Profissional. Participa do Núcleo de Pesquisa em Educação – NUPED (IFRN/CNPq). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5995982936289626. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0307-6572. E-mail: daniela.terto@ifrn.edu.br.

Claudenyce Dantas de Souza , Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestranda em Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciatura em Pedagogia (2012) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2014) pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Especialista em Mídias na Educação (2022) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Professora da rede Estadual do Rio Grande do Norte (SEEC-RN). Participa do Núcleo de Pesquisa em Educação – NUPED (IFRN/CNPq). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7821758697873561. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-3605-9709. E-mail: claudenycesouza@yahoo.com.br.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Cardoso , E. M. ., Terto, D. C. ., & Souza , C. D. de . (2024). Plataformas digitais na gestão escolar: interfaces entre modernização e controle. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(3), 154–166. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.64034