O Gira-Mundo Mondragon-País Basco-Espanha-Paraíba e o neocolonialismo educacional 4.0: relações assimétricas e a imposição da ideologia neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.64036

Palavras-chave:

Educação 4.0, Neocolonialismo digital, Neoliberalismo, Gira-Mundo

Resumo

As transformações técnico-científicas impulsionadas pela reestruturação do capital impactam nos modelos educacionais vigentes na era da educação 4.0. Contrário às promessas de inovação, coexistem os fantasmas da precarização e do reforço às assimetrias entre Norte-Global e Sul-Global. Os primeiros mantêm uma espécie de neocolonialismo digital educacional, ao comercializarem seus programas educacionais, formações continuadas e pacotes tecnológicos para os estados periféricos. Neste contexto, este artigo discute as contradições existentes nos modelos educacionais hegemônicos, explicitando a manutenção da subalternidade educacional dos estados periféricos, a partir das experiências vivenciadas no Gira-Mundo Professores (Paraíba-Mondragon Unibertsitatea/País Basco-Espanha), que identificam os riscos de transposições acríticas de propostas pedagógicas vindas de “cima”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Franca, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor em Geografia pela FCT-Unesp-Presidente Prudente; Professor Adjunto do curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cinema Capital, Estado, Trabalho e Território - GECCETT - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5019246959410214, Pesquisador do Centro de Estudos em Geografia do Trabalho-CEGeT/Unesp-PP-SP - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7480105368503406.Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5870832845388465. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6513-7890. E-mail: diego.pessoa@professor.pb.ufcg.edu.br.

Referências

ANTUNES, R. O privilégio da Servidão. São Paulo: Boitempo, 2018.

ANTUNES, R. Trabalho Intermitente e uberização do trabalho no limiar da Indústria 4.0. In: ANTUNES, R. (org.) Uberização, Trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020. pp-11-22.

ASTIGARRAGA, E; AGIRRE, A.; A aprendizagem baseada nos desafios da educação profissional do país basco. B. Téc. Senac, Rio de Janeiro, v. 44, n. 3, p. 239-259, set./dez. 2018.

BRASIL, Governo da Paraíba. Secretaria de Educação II. Disciplinas empreendedoras: metodologias para uma aprendizagem integral e cidadã. – v.2. - João Pessoa: A União, 2021. Coletânea (Articulação Curricular e Projetos Empreendedores: inovações educacionais na rede pública estadual da Paraíba).

BRASIL, Governo da Paraíba. Secretaria de Educação III. Currículos por competências e habilidades: caminhos para a integração entre a formação básica e a educação profissional e técnica. - v 3. - João Pessoa: A União, 2021. Coletânea (Articulação Curricular e Projetos Empreendedores: inovações educacionais na rede pública estadual da Paraíba).

BRASIL, Governo da Paraíba. Secretaria de Educação. A expansão da educação profissional - Método ECIT: práticas inovadoras para a educação profissional pública de nível médio. - v. 1. - João Pessoa: A União, 2021. Coletânea (Articulação Curricular e Projetos Empreendedores: inovações educacionais na rede pública estadual da Paraíba). 100 p.: il.

CHESNAIS, F. O capital portador de juros: acumulação, internacionalização, efeitos econômicos e políticos. In: CHESNAIS, F. (Org.) A finança mundializada. São Paulo: Boitempo, 2005.

FRANÇA, D. P. I. DE. Luta de classes no Brasil contemporâneo: desafios societários, conciliação e enfrentamentos para o pós-bolsonarismo pandêmico. PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 231–268, 2024. DOI: 10.33026/peg.v25i1.9968. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/view/9968. Acesso em: 26 set. 2024.

FRANÇA, D. P. I. F. Crise estrutural e societária: precarização do trabalho em tempos de “bolsonarismo pandêmico”. Revista Pegada. vol. 21, n.3. 215 Setembro Dezembro/2020. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/view/7811/pdf. Acesso: 13-01-2022.

FRANCA, D. Capital, educação pública e trabalho: estratégia neoliberal como legitimadora da precarização do trabalho no Novo Ensino Médio na Paraíba. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 117–134, 2023. DOI: 10.9771/gmed.v15i2.51336. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51336. Acesso em: 26 set. 2024.

FRANCA, D.; JEZINE, E.; SANTANA DE ARAÚJO, R. Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 471–485, 2023. DOI: 10.9771/gmed.v15i1.48580. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48580. Acesso em: 26 set. 2024.

FAUSTINO, D. LIPPOLD, W. Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana. São Paulo: Boitempo, 2023.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere: temas de cultura, ação católica, americanismo e fordismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o Neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Âyinné, 2020.

HARVEY, D. Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2014.

HARVEY, D. Crônicas anticapitalistas. Um guia para a luta de classes no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2024.

LAVAL, C. A. Escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social 1. São Paulo: Boitempo, 2013.

MÉSZÁROS, I. A. Montanha que devemos conquistar. São Paulo: Boitempo, 2015.

MÉSZÁROS, I. Filosofia, Ideologia e Ciência Social: ensaios de negação e afirmação. São Paulo: Boitempo, 2008.

PARAÍBA. Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia – SEECT. Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, EDITAL No 005/2019. CONCESSÃO DE QUOTAS DE BOLSAS DO PROGRAMA GIRA MUNDO ESPANHA – MONDRAGON.

VASCONCELOS, F. J. S.; FRANÇA, D. P. I.; CUNHA, G. L. V. O ensino de Geografia Urbana no Novo Ensino Médio: análise do livro didático de ciências humanas da 2ª série. In: OPEN SCIENCE RESEARCH XIII. Editora Científica Digital, 2023. p. 488-508.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Franca, D. (2024). O Gira-Mundo Mondragon-País Basco-Espanha-Paraíba e o neocolonialismo educacional 4.0: relações assimétricas e a imposição da ideologia neoliberal. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(3), 190–206. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.64036