O Gira-Mundo Mondragon-País Basco-Espanha-Paraíba e o neocolonialismo educacional 4.0: relações assimétricas e a imposição da ideologia neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.64036Palavras-chave:
Educação 4.0, Neocolonialismo digital, Neoliberalismo, Gira-MundoResumo
As transformações técnico-científicas impulsionadas pela reestruturação do capital impactam nos modelos educacionais vigentes na era da educação 4.0. Contrário às promessas de inovação, coexistem os fantasmas da precarização e do reforço às assimetrias entre Norte-Global e Sul-Global. Os primeiros mantêm uma espécie de neocolonialismo digital educacional, ao comercializarem seus programas educacionais, formações continuadas e pacotes tecnológicos para os estados periféricos. Neste contexto, este artigo discute as contradições existentes nos modelos educacionais hegemônicos, explicitando a manutenção da subalternidade educacional dos estados periféricos, a partir das experiências vivenciadas no Gira-Mundo Professores (Paraíba-Mondragon Unibertsitatea/País Basco-Espanha), que identificam os riscos de transposições acríticas de propostas pedagógicas vindas de “cima”.
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