Concepção de sociedade e tecnologia no Currículo Paulista (2019-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.64046

Palavras-chave:

Currículo Paulista, Neoliberalismo e Educação, Crítica social, Tecnologia, Crítica ao capitalismo

Resumo

Este trabalho faz uma breve apresentação do Currículo Paulista (CP) definido a partir de 2019 entendendo-o no rol de medidas neoliberalizantes para a educação. Diante de análises que estabeleceram relações entre o CP e processos de formação voltados para um mundo do trabalho mais precarizado, para adaptação diante de contextos de ausência de direitos básicos e para a responsabilização individual diante de todas essas contingências sociais, nos propomos o desafio de “extrapolar” concepções de sociedade e tecnologia presentes, ainda que de maneira não explícita, na introdução do CP. Concluímos que as formulações do CP obscurecem o reconhecimento dos problemas sociais enfrentados pela humanidade ao se referenciar em concepções idealistas e irrealistas de indivíduo, sociedade e tecnologia.

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Biografia do Autor

Potiguara Mateus Porto de Lima, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mestre em Educação (Unicamp). Doutorando da Faculdade de Educação da Unicamp. Pesquisador do Grupo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1143062856825122. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7844-7158. E-mail: potipura@gmail.com.    

Bruno Modesto Silvestre, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Educação Física (Unicamp). Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco. Pesquisador do Grupo Ethnós (ESEF-UPE). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4930064350445706. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4147-1306. E-mail: modesto.b@gmail.com.   

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Lima, P. M. P. de ., & Silvestre, B. M. . (2024). Concepção de sociedade e tecnologia no Currículo Paulista (2019-2020). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(3), 231–245. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.64046