Concepção de sociedade e tecnologia no Currículo Paulista (2019-2020)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i3.64046Palavras-chave:
Currículo Paulista, Neoliberalismo e Educação, Crítica social, Tecnologia, Crítica ao capitalismoResumo
Este trabalho faz uma breve apresentação do Currículo Paulista (CP) definido a partir de 2019 entendendo-o no rol de medidas neoliberalizantes para a educação. Diante de análises que estabeleceram relações entre o CP e processos de formação voltados para um mundo do trabalho mais precarizado, para adaptação diante de contextos de ausência de direitos básicos e para a responsabilização individual diante de todas essas contingências sociais, nos propomos o desafio de “extrapolar” concepções de sociedade e tecnologia presentes, ainda que de maneira não explícita, na introdução do CP. Concluímos que as formulações do CP obscurecem o reconhecimento dos problemas sociais enfrentados pela humanidade ao se referenciar em concepções idealistas e irrealistas de indivíduo, sociedade e tecnologia.
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