Aprender a aprender em escala industrial: construtivismo e pós-modernismo em disciplinas de licenciatura da Univesp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.64843

Palavras-chave:

Educação a Distância, Formação de Professores, Psicologia da educação, Teorias de currículo

Resumo

Este artigo analisa a presença do “Aprender a Aprender” nas licenciaturas ofertadas pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Trata-se de uma pesquisa de análise documental, que utilizou como corpus as disciplinas Psicologia da Educação e Teorias do Currículo dos cursos de Letras, Matemática e Pedagogia. Foi possível perceber a recusa de referências críticas pautadas na defesa de conteúdos científicos, filosóficos e artísticos mais desenvolvidos para o currículo escolar, a centralidade do construtivismo na compreensão de ensino e aprendizagem, e uma diluição da Psicologia Histórico-cultural num heterogêneo (socio)interacionismo construtivista, através de relativismos e ecletismos típicos do pós-modernismo.

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Biografia do Autor

João Pedro Nardy, UNESP

Doutorando em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (FCLAr/UNESP). Professor de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual de São Paulo (SEE-SP) e do Colégio da Fundação Educacional "Dr. Raul Bauab". Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação (GPEME) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0084824066743990. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0222676863249780. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2475-4566.E-mail: jpedronardy@gmail.com 

Ana Verônica de Alencar, https://orcid.org/0000-0003-0534-8797

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (FCL/UNESP). Psicóloga da Prefeitura de Juazeiro do Norte-Ce. Integrante do grupo de pesquisa em Psicologia Ambiental do Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho (LAPA-PET/UNESP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3354852335225622. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0534-8797. E-mail: veronicauep@yahoo.com.br.

Matan Ankava, https://orcid.org/0000-0002-6351-8574

Doutorando no Programa Pós-Graduação de História Social da Universidade de São Paulo (PPGHS-USP). Integrante do Grupo de Estudos sobre Guerra Fria (GEGF): https://coldwarbrazil.fflch.usp.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7783240245134664. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6351-8574. E-mail: matan.ankava@usp.br.

Rodrigo Castilho Freitas, https://orcid.org/0000-0002-0175-0159

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP). Professor de Ciências da Rede Pública Estadual de São Paulo (SEE-SP). Integrante do Grupo de Estudos de Educação Não Formal e Divulgação em Ciências (GEENF): http://www.geenf.fe.usp.br/v2/. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1330365934021190. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0175-0159. E-mail: rodrigocfreitas@usp.br.

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

Nardy, J. P., de Alencar, A. V., Ankava, M., & Castilho Freitas, R. (2025). Aprender a aprender em escala industrial: construtivismo e pós-modernismo em disciplinas de licenciatura da Univesp: . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 17(2), 80–104. https://doi.org/10.9771/gmed.v17i2.64843